Siga o OTD

Santiago 2023

Laís Nunes é ouro e Joilson Júnior conquista a prata em Santiago

Lais Nunes faz campanha arrasadora, derrota atual campeã e conquista mais um ouro no wrestling em Santiago-2023

Laís Nunes conquista a medalha de ouro do wrestling nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
Rafael Bello/COB

Em um dia histórico para o wrestling do país, o Brasil disputou duas finais da modalidade nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, na tarde desta sexta-feira (3), no Centro de Treinamento Olímpico do Chile. O resultado foi um ouro e uma prata. Laís Nunes conquistou a medalha de ouro na categoria até 62kg do estilo livre feminino, enquanto Joilson Júnior foi prata na categoria até 77kg da greco-romana. Com os desempenhos, o país já chegou em sua melhor campanha da história na luta.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Aniversariante do dia, Laís Nunes precisou vencer duas lutas até chegar na final. Primeiro, ela passou pela venezuelana Nathaly Griman e, em seguida, derrotou a forte norte-americana Kayla Miracle, que foi vice-campeã mundial em duas oportunidades e levou a medalha de ouro em Lima-2019. Já na grande decisão, a brasileira encontrou a cubana Maria Santana e conseguiu o encostamento com poucos segundos de luta, levando o ouro.

Medalhista de bronze em Lima-2019, Laís Nunes subiu dois degraus no pódio nesta edição. Este foi apenas o terceiro ouro do wrestling brasileiro na história dos Jogos Pan-Americanos. Laís junta-se a Joice Silva, que triunfou em Toronto-2015, e a Giullia Penalber, que foi campeã um dia antes, na categoria até 57kg.

Joilson Júnior é prata

Joílson Júnior medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
Rafael Bello/COB

Outro finalista do dia foi Joilson Júnior, na categoria até 77kg da luta greco-romana. Ele ficou muito perto de também levar o ouro, mas sofreu a virada na final. Em sua campanha, ele venceu o mexicano Emmanuel Benitez e o venezuelano Wuileixis Rivas. Já na decisão, enfrentou o estadunidense Kamal Bey, que foi campeão mundial júnior há seis anos e é o atual campeão continental sênior, e chegou a abrir 5 a 0 de vantagem, mas tomou 12 pontos na segunda metade da luta e acabou derrotado.

Natural de Niterói-RJ, Joilson Junior tem 25 anos de idade e conquistou uma medalha logo em seu primeiro Pan. Ele também conseguiu um feito histórico, ao ser o segundo brasileiro a chegar em uma final no estilo greco-romano em Jogos Pan-Americanos. O primeiro havia sido Luiz Fernandes, na Rio-2007 – também ficou com a prata na ocasião. Joilson é treinado por Felipe Macedo, que foi medalhista de bronze na Rio-2007.

Melhor campanha da história

Com os resultados desta sexta-feira, o Brasil já atingiu sua melhor campanha no wrestling em Jogos Pan-Americanos. Até aqui, já são dois ouros e uma prata. Antes de Santiago-2023, Toronto-2015 tinha sido o melhor desempenho, quando o país ganhou um ouro e dois bronzes. Jamais o país havia feito mais de uma final em uma mesma edição. Resta um dia de competição.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Santiago 2023