Siga o OTD

Santiago 2023

Martine e Kahena seguem de vento em popa para buscar o ouro

Após as realizações das regatas 7, 8 e 9, a dupla da 49er Martine Grael e Kahena Kunze permanecem na liderança na luta pelo ouro Pan-Americano

Na imagem, Martine e Kahena velejando e contornando a boia.
Martine e Kahena velejando e contornando a boia. Foto: Twitter/ @cbvela/ @matias_capizzano

Apesar do mar chileno não estar dos mais calmos, Martine Grael e Kahena Kunze mantiveram a primeira posição na 49er FX Feminino. Com mais três regatas percorridas nesta quarta-feira (1º), as bicampeãs olímpicas seguem rumo ao bicampeonato pan-americano também. Além disso, Marco Grael e Gabriel Simões tiveram regatas de recuperação e ocupam o segundo posto no 49er masculino.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

O Brasil continua desbravando os mares gelados e revoltos de Valparaiso, no Oceano Pacífico e com boas chances de medalhas em algumas classes da vela. Assim, a principal esperança de ouro continua com Martine e Kahene. A dupla disputou as regatas 7, 8 e 9 da classe 49er FX, alcançando a 1ª, 2ª e 3ª colocação, respectivamente. Dessa forma, somaram mais seis pontos perdidos e têm 13 pontos no total, já considerando o descarte. As norte-americanas Stephanie Roble e Margaret Shea tiveram a mesma pontuação com as regatas, assim as brasileiras mantiveram a diferença de dois pontos perdidos. As concorrentes mais próximas somam 15 pontos, enquanto as canadenses Alexandra Ten Hove e Mariah Millen têm 18 pontos.

Não só Martine da família Grael, mas também Marco também segue com chances reais de buscar um pódio no Chile. Ao lado de Gabriel Simões, o velejador da tradicional família campeã teve um ótimo desempenho no dia da 49er masculino. Desse modo, nas três regatas fizeram 1º, 2º e 1º lugar, respectivamente e somaram quatro pontos. Acima deles estão os estadunidenses Ian Barrows e Hans Henken, que não tiveram um desempenho tão bom. Todavia, mantiveram a liderança com 16 pontos perdidos. Por outro lado, os brasileiros estão em segundo, com 25 pontos, e as duplas uruguaia e canadense estão em terceiro, com 27 pontos.

+Vela nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023

Mais brasileiros

Na classe Nacra 17, com os catamarãs, Samuel Albrecht e Gabriela de Sá consolidaram sua terceira colocação e mantém vivas as chances de, pelo menos, bronze. Nas três regatas, fizeram 3º, 1º e 3º postos, respectivamente. Assim, somaram sete pontos e estão em terceiro com 20 pontos perdidos. A dupla argentina segue bem líder com oito pontos, ao passo que Sarah Newberry-Moore e David Liebenbeg (EUA) têm 18 pontos. A dupla canadense soma 34 pontos e cada vez mais se distancia dos brasileiros.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Por fim, dois velejadores nacionais competiram nas regatas 7 e 8 das classes ILCA-7 e ILCA-6. Na primeira, Bruno Fontes da Silva fez nono e sexto lugares, tem 30 pontos perdidos e ocupa a quinta posição. O segundo lugar tem 27 pontos e o sexto tem 36, ou seja cinco velejadores na briga por duas medalhas. Já Gabriella Kidd fez oitavo e sexto, tem 40 pontos na ILCA-6 e distanciou-se da disputa no pódio. Ocupa a sexta colocação e a terceira tem 23 pontos

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Santiago 2023