Siga o OTD

Santiago 2023

Duda e Ana Patrícia enfrentam canadenses na decisão do ouro

Duda e Ana Patrícia vão enfrentar Melissa e Wilkerson, do Canadá, na final do vôlei de praia dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023

Duda e Ana Patrícia na final do vôlei de praia dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
Gaspar Nóbrega/COB

A tão esperada final do vôlei de praia feminino vai acontecer entre Duda e Ana Patrícia e as canadenses Melissa Humana-Paredes e Brandie Wilkeson, que eram as duplas consideradas desde o início favoritas ao título dos Jogos Pan-Americanos. Campeãs mundiais em 2022 e vice em 2023, as brasileiras são as primeiras colocadas do ranking mundial, enquanto as adversárias estão em quinto lugar.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“É sempre um prazer enorme representar o Brasil nessas competições como Pan e Olimpíada, que têm um toque especial. Acho que essas coisas têm um encanto diferente. Aqui, especificamente, era uma coisa que faltava no nosso currículo. Agora, graças a Deus, a gente já garantiu uma medalha e vamos brigar para que seja de ouro, mas já com o coração muito grato por ter chegado até aqui”, disse Ana Patrícia.

SEMIFINAL

Para chegar à decisão, Duda e Ana Patrícia derrotaram as americanas Corinne Quiggle e Sarah Murphy com parciais de 21/11 e 21/18. As canadenses, por sua vez, venceram as argentinas Ana Maria Gallay e Fernanda Pereyra na semifinal por duplo 21/15. A disputa da medalha de ouro acontece nesta sexta-feira às 18h.

“É um time relativamente novo. A gente teve poucas oportunidades de jogar contra elas, mas é um time com características muito fortes. A Brandie tem um bloqueio muito alto e a Melissa tem uma leitura espetacular. Certeza que vamos ter que estudar muito, ver o que elas vem fazendo neste campeonato, que a gente acaba não conseguindo acompanhar para traçar nossa estratégia para amanhã. Mas com a certeza de que elas têm grandes qualidades para fazer um excelente jogo”, analisou Ana Patrícia.

MARATONA

Até chegar à decisão do vôlei de praia em Santiago, Duda e Ana Patrícia viveram uma verdadeira maratona. Pouco antes de desembarcar no Chile, elas disputaram o Mundial no México. Elas estreram em 7 de outubro e venceram seis partidas até chegar à decisão. Na disputa do ouro, perderam para as americanas Hughes e Cheng por 21/16 e 24/22, mas não tiveram tempo de descanso.

Seis dias depois do vice-campeonato em Tlaxclara, elas estrearam nos Jogos Pan-Americanos e precisaram de mais cinco vitórias para chegar até a decisão. “Um mês já longe de casa. É difícil, mas a gente gosta também dessa rotina. Foi a primeira vez que passamos tanto tempo longe porque normalmente a gente joga o Mundial e volta para casa. Mas conseguimos manter. Nosso objetivo é sempre estar na final, mas conseguimos fazer esse mês muito bom”, comemora Duda.

Depois dessa maratona de doze jogos e apenas uma derrota, o que Duda e Ana Patrícia mais querem é uma vitória nesta sexta-feira para poder subir no lugar mais alto do pódio dos Jogos Pan-Americanos. “A gente sabe que elas vão vir com tudo e vão querer buscar esse ouro, mas só amanhã vamos saber o que vai acontecer. A gente vai tentar fazer o possível, estudar, fazer o nosso melhor e amanhã vocês vão ver o que vai acontecer”, brincou Duda.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Santiago 2023