Siga o OTD

Santiago 2023

Jucielen carimba passagem para Olimpíada de Paris no Boxe

Juci garantiu lugar nas semifinais da categoria 57kg e conquistou vaga olímpica em Paris

Alexandre Loureiro/COB

Santiago – O boxe brasileiro segue imparável nos Jogos Pan-americanos do Chile. Com o encerramento dos combates nesta quarta-feira, 23, a seleção chegou a 20 vitórias em 21 lutas na competição. E, claro, isso se reflete em mais medalhas garantidas, mas também em mais uma vaga olímpica. Depois de Bia Ferreira carimbar o passaporte para os próximos Jogos Olímpicos ainda pela manhã, à tarde foi a vez de Jucielen Romeu vencer Daisy Hoang, do Peru, por decisão unânime dos juízes, avançar para as semifinais da categoria 57kg e garantir uma medalha em Santiago 2023 e a vaga nos próximos Jogos Olímpicos. Mas ela ainda não está totalmente satisfeita.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

“Estou muito feliz porque conquistei metade do propósito, que é a vaga olímpica. Sigo em busca do ouro. Estava muito bem preparada: assisti a uma luta dela, estudei. Em cima do ringue, fiz o jogo que eu trabalhei para ser feito, com calma e técnica, e deu tudo certo”, comentou a pugilista natural de Rio Claro (SP). Nas semifinais, ela enfrenta Omailyn Segovia, da Venezuela.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

“Quanto mais a gente avança, mais difícil fica. Agora é com a venezuelana, uma atleta forte, experiente, vai ser equilibrado. Mas eu confio em mim, tenho totais condições de avançar para a final e ser campeã”, completou Juci.

YURI FALCÃO GARANTE MEDALHA

Quem também se garantiu nas semifinais e, consequentemente, no pódio foi Yuri Falcão (63.5kg). Também por decisão unânime dos juízes, o sobrinho de Esquiva e Yamaguchi derrotou Samuel Cabrales, de El Salvador.

“Foi uma luta dura como já esperava, mas sempre estive confiante porque estava bem treinado. Fiz vários campings de treinamento na Itália, na Espanha, na Colômbia. O primeiro objetivo era conseguir a medalha e, agora, é ir atrás da classificação olímpica que, se Deus quiser, vai vir”, disse Yuri.

BRASIL EM 12 SEMIFINAIS

Todas as semifinais acontecem nesta quinta-feira, a partir das 11h, e o Brasil estará em 12 das 13 lutas que vão definir os finalistas dos Jogos Pan-Americanos. Tatiane Chagas (54kg), Bia Ferreira (60kg), Viviane Pereira (75kg), Luiz Oliveira (57kg) e Keno Machado (92kg) lutam no bloco da manhã. Já à tarde, começando às 17h, fazem as semifinais Caroline Almeida (50kg), Michael Douglas (51kg), Jucielen Romeu (57kg), Yuri Falcão (63.5kg), Barbara Santos (66kg), Wanderley Pereira (80kg) e Abner Teixeira (+92kg). Depois do Brasil, o país com mais semifinalistas são Canadá, Colômbia e Estados Unidos com seis cada um.

“É resultado de muito trabalho, principalmente em equipe. Somos muito unidos e isso faz a diferença. Treinamos juntos, comemos juntos, treinamos duro um com o outro. O nível vai subindo porque com a Bia ganhando, o Abner ganhando, o Keno ganhando, isso vai motivando e o crescimento é em conjunto. Eu fico muito feliz com isso”, disse Mateus Alves, treinador-chefe da seleção de boxe.

A melhor campanha do Brasil no boxe em Jogos Pan-americanos foi em São Paulo 1963 com 9 medalhas, sendo três de ouro, cinco de prata e uma de bronze.

Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 pelo Olimpíada Todo Dia e hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em Santiago 2023