Siga o OTD

Santiago 2023

Rebeca e Flávia fazem outra dobradinha, agora na trave

Rebeca Andrade e Flávia Saraiva levam o ouro e a prata na trave nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Nory fica em segundo no salto

Rebeca Andrade e Flávia Saraiva fazem dobradinha na trave nos jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
(Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

O Brasil segue brilhando na ginástica artística nos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023. Na final da trave, Rebeca Andrade e Flávia Saraiva repetiram a dobradinha das barras assimétricas, mas agora nas duas primeiras colocações. Já entre os homens, Arthur Nory ficou com a medalha de prata no salto sobre a mesa, após perder para Audrys Nis Reyes, da República Dominicana no desempate.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Rebeca Andrade foi a quarta atleta a se apresentar na final da trave. A medalhista mundial no aparelho começou bem na prova, mas teve um desequilíbrio grande que quase a fez cair após um salto ginástico. Porém, Rebeca conseguiu salvar a queda e continuar com a prova. Mesmo com o desconto de meio ponto do desequilíbrio, o resto da apresentação foi excelente e Rebeca Andrade conseguiu 14.166 pontos.
+ Lucas Verthein quebra jejum do Brasil no remo em Jogos Pan-Americanos
+ Davi e Fabrício levam a prata nas duplas masculinas do badminton
+ Rebeca Andrade executa um dos melhores saltos da história no Pan
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Flávia Saraiva fez uma série impecável para conquistar a prata. A brasileira acertou todas as suas conexões e fez suas acrobacias em cima do aparelho com nenhum desequilíbrio. Dessa forma, Flávia tirou 14.033 para terminar em segundo lugar. A canadense Ava Stewart foi a ginasta que mais se aproximou das brasileiras. Com a série mais difícil da final (6.3 de dificuldade), ela conseguiu um total de 13.900 pontos para levar a medalha de bronze.

Salto masculino

Na final masculina do salto sobre a mesa, o Brasil também teve dois representantes. Arthur Nory aumentou a dificuldade de um de seus saltos para conquistar a medalha de prata. O brasileiro fez um Yurchenko com dupla pireuta e meia para 14.500 pontos e um Tsukahara também com dupla pirueta e meia, aumentando meio giro em relação ao salto que executou na qualificação. Com 14.433 no segundo salto, Nory terminou com uma média de 14.466 pontos.

A pontuação final do brasileiro foi a mesma do dominicano Audrys Nis Reyes, mas o caribenho levou a melhor no desempate que é a maior nota de um dos saltos. Reyes fez um Dragulescu – duplo mortal grupado para frente com meia volta – para tirar 14.566 e terminar em primeiro lugar. O canadense Felix Dolci completou o pódio, com uma média de 14.383 pontos.

Yuri Guimarães era um candidato forte ao pódio, após ficar em primeiro lugar no aparelho na fase de qualificação. Ele foi muito bem no seu primeiro salto, tirando 14.533 no seu Tsukahara com duas piruetas e meia. Mas no segundo salto, um duplo mortal grupado para frente, Yuri teve uma chegada ruim, tirando apenas 13.733. Na média, Yuri Guimarães conseguiu 14.133 para terminar a final em quarto lugar.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Santiago 2023