Siga o OTD

Santiago 2023

Brasil atropela Cuba na estreia do vôlei feminino em Santiago

Com muitas estreantes, Brasil domina Cuba e vence primeira partida nos Jogos Pan-Americanos

Brasil x Cuba nos Jogos Pan-Am
(Foto: Felipe PoGa/Santiago 2023 vía Photosport)

Estreia com vitória! O Brasil começou muito bem sua participação no torneio de vôlei feminino dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. A equipe comandada por Paulo Coco venceu Cuba por 3 sets a 0 (25/14, 25/16 e 25/14), em duelo realizado na Arena Parque O’Higgins, na capital chilena. Uma das novidades da seleção, a oposta Sabrina Machado foi o destaque da partida, com 14 pontos.

Assim como Sabrina, o Brasil conta com outras atletas que estão recebendo suas primeiras oportunidades na seleção. O elenco, aliás, também mescla jogadoras jovens e outras que têm sido convocadas com frequência para a seleção principal. Apesar de um plantel remodelado, a seleção pareceu estar em sintonia na estreia, vencendo Cuba de forma dominante, com larga vantagem em todos os sets.
+ Tabela do vôlei nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023

O Brasil começou a partida com Naiane, Maiara, Lorena, Sabrina Machado, Larissa, Helena e Laís (L). A oposta Tainara, que teve uma entorse no tornozelo, ainda está em processo de recuperação e não esteve entre as titulares, mas entrou em alguns momentos da partida. Assim como ela, Aline Segato, Carol Leite, Luzia e Talia Costa também atuaram.

Brasil e Cuba Jogos Pan-Americanos Santiago-2023
(Foto: Dante Fernandez/ Santiago 2023 vía Photosport)

“Tivemos um início nervoso, mas depois a equipe se tranquilizou. Conseguimos imprimir o ritmo de jogo. O saque foi muito importante para desestabilizar a recepção de Cuba, para a gente posicionar o nosso sistema. O bloqueio poderia ter funcionado um pouco melhor, mas o nosso ataque foi equilibrado e fomos dominantes. Os placares elásticos foram importantes porque propiciaram todas participarem do jogo, quebrarem o gelo e já tirar essa coisa da estreia”, analisou Paulo Coco, técnico da equipe.

Números

Sabrina terminou a partida com 14 pontos. Foram oito de ataque, quatro de bloqueio e dois de saque. Maiara Basso, que esteve no Pré-Olímpico de vôlei há um mês, anotou 12 pontos, enquanto Larissa – outra estreante – marcou dez pontos. Helena, peça fundamental na conquista do bronze no Mundial sub-21 em agosto, marcou sete pontos. Pelo lado cubano, a maior pontuadora foi Yalain de La Peña, com oito tentos anotados.

Sabrina Machado aplaude próxima à rede em sua estreia com a seleção brasileira de vôlei feminino
(Foto: Dante Fernandez/ Santiago 2023 vía Photosport)

Com a vitória, o Brasil largou em vantagem no grupo A do vôlei feminino no Pan de Santiago. A competição é composta por oito equipes, divididas em dois grupos. As duas melhores de cada chave avançam de forma direta para as semifinais, enquanto as segundas e terceiras colocadas vão às quartas de final. O próximo compromisso brasileiro será contra a Argentina, neste domingo (22), às 13h30. O grupo ainda conta com Porto Rico.

Como foi o jogo

Após trocação de pontos nos primeiros instantes, logo o Brasil tomou as rédeas da partida e passou a controlar o placar. Uma boa passagem de Naiane fez a seleção anotar oito pontos seguidos e encaminhar a vitória no set, após chegar a 18/10. A seleção também se aproveitou da fragilidade defensiva brasileira e aumentou a vantagem no fim, fechando a parcial em 25/14.

A tônica da partida se manteve no segundo set, mas desta vez o Brasil foi ainda mais dominante no início. A equipe marcou os seis primeiros pontos da partida e seguiu de forma intensa, chegando a 17/5. Cuba ainda diminiuiu a diferença, mas o Brasil não deu margens para uma reação maior e fechou o set em 25/16.

Já na terceira parcial, Cuba teve um início melhor do que vinha apresentando anteriormente. A equipe chegou a abrir dois pontos de vantagem no começo, em 7/5. No entanto, não sustentou a vantagem. Logo o Brasil passou a dianteira e assim permaneceu até o final. O placar do set final foi de 25/14, para euforia da torcida que compareceu em bom número para torcer pelo vôlei feminino brasileiro na Arena Parque O’Higgins.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Santiago 2023