Siga o OTD

Santiago 2023

Projeção do OTD indica que Brasil fará a melhor campanha em Pans

Análise feita pelo Olimpíada Todo Dia indicou que o Brasil baterá seu recorde de medalhas nos Jogos Pan-Americanos

brasil entrando na cerimônia de abertura dos jogos pan-americanos de santiago-2023; projeção do otd indica recorde de medalhas
(Foto: Wander Roberto/COB)

Contando com uma forte delegação de mais de 620 atletas, o Time Brasil quer fazer história em Santiago-2023, cujo primeiro dia oficial de eventos acontece neste sábado (20). O país busca superar sua melhor campanha em Jogos Pan-Americanos e, se depender das projeções do Olimpíada Todo Dia, isto certamente acontecerá. As previsões feitas pelos laranjinhas indicam que o Brasil vai conquistar 184 medalhas, sendo 60 ouros.

A melhor campanha do Brasil na história dos Jogos Pan-Americanos aconteceu na última edição, em Lima-2019, quando levou 54 ouros, 45 pratas e 70 bronzes, totalizando 169 medalhas. Caso as projeções do OTD se confirmem, o país superaria este desempenho, impondo um novo recorde em sua participação em Pans. Em Lima, o Brasil ficou em segundo lugar no quadro de medalhas, atrás somente dos Estados Unidos, e a tendência é que isso se mantenha em Santiago.

Para realizar as projeções, o OTD considerou os resultados recentes dos atletas brasileiros em cada uma das provas disputadas, comparando com os dos demais atletas que disputarão o Pan, assim como captou o histórico de desempenho em outras grandes competições. Vale destacar que projeções são apenas prognósticos. Não significa que elas realmente vão acontecer. Afinal, o esporte não é e nunca será preciso e, até por isso, é apaixonante como é.

Delegação de peso

O Brasil estará mais bem representado do que nunca nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Isto porque o Comitê Olímpico do Brasil (COB) considera o evento como a principal competição do ano e a segunda maior do ciclo, atrás somente dos Jogos Olímpicos Paris-2024. Além disso, o Pan dará vagas olímpicas de forma direta em 22 modalidades, o que aumenta ainda mais a importância do evento.

Ao todo, o Brasil conta com 20 medalhistas olímpicos em sua delegação, que incluem estrelas do esporte mundial, como Rebeca Andrade e Rayssa Leal, e medalhistas de ouro em Tóquio-2020, como Ana Marcela Cunha, Isaquias Queiroz, Martine Grael e Kahena Kunze, além da própria Rebeca. Por isso, a expectativa é alta para um bom desempenho do Time Brasil.

Das 184 medalhas projetadas pelo OTD, 27 virão da natação (sem considerar as águas abertas). O atletismo dará 17 pódios ao Brasil. Destaques para as ginásticas, que podem gerar 25 medalhas para o Brasil somando as três modalidades: serão 13 na artística, dez na rítmica e duas no trampolim. Estreante em Pans, o skate poderá gerar seis medalhas para o Brasil, enquanto o boxe vai gerar nove medalhas, também em uma participação histórica.

Os Jogos Pan-Americanos

Os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 acontecerão até o dia 5 de novembro, na capital e em algumas outras cidades do país. A competição reúne 4 mil atletas de 41 países em 52 modalidades. A cerimônia de abertura do evento aconteceu na noite desta sexta-feira (20), marcada por muita música chilena e dança tradicionais, no Estádio Nacional.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Santiago 2023