Siga o OTD

Santiago 2023

Escalada nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023

Confira o guia completo com todas as informações sobre as disputas da escalada nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023

Felipe Ho é destaque da seleção de escalada esportiva do Brasil
A escalada será disputada pela primeira vez em uma edição de Jogos Pan-Americanos (Foto: Divulgação)

Escalada nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023

Junto com skate e breaking, a escalada é mais um esporte a estrear no programa dos Jogos Pan-Americanos em Santiago-2023. Na capital chilena, o Brasil estará representado por sete atletas e competirá nas duas provas do evento: o combinado Boulder & Guiada e a Escalada de Velocidade.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

No masculino, o Brasil conta com os paulistas Felipe Ho (24), Mateus Bellotto (20) e Rodrigo Hanada (20). No feminino, a equipe tem a paranaense Mariana Hanggi (16), medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, a carioca Bianca Castro (34) e a catarinense Anja Köhler (19). O time Boulder & Guiada terá a companhia do paranaense Pedro Egg (22), único classificado brasileiro na prova de Velocidade.

Escalada nos Jogos Pan-Americanos

A escalada esportiva fará sua estréia em uma edição dos Jogos Pan-Americanos em Santiago-2023. A modalidade terá como palco o Parque Cerrillos, e acontecerá entre os dias 21 e 24 de outubro e irá classificar quatro atletas diretamente para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. 

Para garantir vaga na Olimpíada do próximo ano, será preciso vencer uma das quatro provas em disputa na escalada dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Caso os medalhistas de ouro já tenham se classificado em eliminatórias anteriores, a vaga irá para o próximo classificado.

Segunda vez com o Time Brasil

Para a equipe brasileira, será a segunda missão oficial com o Time Brasil. A primeira foi nos Jogos Sul-Americanos da Juventude de Rosário 2022. Os homens do Boulder & Guiada serão os primeiros a competir, já no dia 21. Neste mesmo dia já saem as primeiras medalhas, na Velocidade Feminina. No dia 22 será a vez da estreia das mulheres no Boulder & Guiada e das disputas da Velocidade Masculina, também já fechando o dia com medalhas. As finais do Boulder & Guiada masculino acontecem no dia 23, e as do feminino no dia 24.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Santiago 2023