Siga o OTD

Santiago 2023

Primeiros atletas brasileiros chegam à Vila Pan-Americana

Com os Jogos prestes a começar, os times de beisebol, ginástica artística e saltos ornamentais do Brasil já ocupam a casa na Vila

Na imagem, prédio que alojará o Time Brasil em Santiago, com Beisebol e mais duas modalidades já ocupando o local.
Prédio que alojará o Time Brasil em Santiago, com Beisebol e mais duas modalidades já ocupando o local. Foto: Marina Ziehe/ COB

O verde-amarelo da delegação brasileira começa a tomar conta de Santiago 2023. As equipes de beisebol, ginástica artística e saltos ornamentais foram as primeiras do Brasil a desembarcar na capital chilena já neste domingo (15). Assim, também serão as primeiras a ocupar o prédio do Time Brasil na Vila Pan-Americana.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

“O Comitê Olímpico do Brasil fez o seu máximo para deixar tudo pronto para os nossos atletas. Estamos há duas semanas trabalhando diretamente na Vila com toda nossa operação de uniformes, mobilizando as estruturas para nossa área de convivência e montando todas as salas de atendimento das mais diversas áreas multidisciplinares. Estamos felizes com a ocupação desse espaço pelos nossos atletas, que poderão se concentrar totalmente no desempenho esportivo”, disse Rogério Sampaio, Chefe da Missão do Brasil em Santiago 2023.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Ginástica artística

A ginástica artística treinou no último sábado ainda no Brasil, teve um descanso neste domingo, combinando com a chegada a Santiago, e na segunda-feira já entra em ritmo de Pan, com o primeiro treinamento na cidade-sede. No dia 18, a equipe masculina já terá seu treino de pódio. No dia seguinte, é a vez da equipe feminina.

“A ginástica é uma modalidade de muita precisão, que necessita adaptação aos aparelhos. Apesar de trabalharmos com as mesmas marcas dos Jogos Pan-Americanos no Centro de Treinamento do COB, pode existir uma pequena variação e isso faz grande diferença no desempenho”, explicou Juliana Fajardo, Chefe da Equipe feminina. 

“O treinamento de pódio tem grande importância por ocorrer exatamente nas mesmas condições da competição”, completou.

Depois de um grande desempenho no último Mundial, a equipe feminina chega a Santiago com os olhos voltados para suas principais estrelas: Rebeca Andrade e Flavia Saraiva. Já no masculino, além de Diogo Soares, que já carimbou o passaporte para Paris 2024, as atenções estarão também em Arthur Nory. Ele pode garantir uma vaga nos próximos Jogos Olímpicos se conquistar o ouro no individual geral no Pan. A competição de ginástica artística começa no dia 21.

Saltos Ornamentais

Um dia antes, a partir das 11h, Ingrid Oliveira e Giovanna Pedroso serão as primeiras brasileiras a se apresentar nos saltos ornamentais em Santiago 2023. Elas e os demais sete atletas da modalidade também chegam à capital chilena neste domingo.

A modalidade vive boa fase. De forma inédita, conseguiu conquistar vagas para os Jogos Olímpicos logo na 1ª seletiva (plataforma feminina e masculina). Além disso, a delegação realizou uma preparação específica para o Pan, com dois training camps no último mês, o primeiro em Brasília e o segundo no Rio de Janeiro (Maria Lenk).

“A expectativa é muito boa para os Jogos Pan-Americanos. Nossa equipe tem uma mescla interessante de atletas jovens e experientes. Dos nove classificados, cinco farão sua estreia no Pan. Ao mesmo tempo, temos a Giovanna, a Ingrid e o Isaac, que medalharam em edições anteriores. Então, esperamos que alguns atletas aproveitem a oportunidade para se consolidar na seleção e também que o Brasil volte de Santiago com ao menos uma medalha, algo que vem ocorrendo há cinco edições, desde Santo Domingo 2003”, disse Hugo Parisi, Chefe da Equipe de Saltos. 

Beisebol

Quem também fez uma série de treinamentos de olho nos Jogos Pan-Americanos foi o beisebol. Foram 12 períodos de concentração, reunindo os principais atletas da modalidade, até chegar aos 24 convocados para Santiago 2023. Primordialmente, o beisebol do Brasil não disputava os Jogos Pan-Americanos desde a edição Rio 2007 e tem como melhor desempenho o 5° lugar nas edições São Paulo 1963 e Santo Domingo 2003.

Antes de finalizar a preparação para o primeiro jogo, já no dia 19, com transmissão do Canal Olímpico, contra a Venezuela, a equipe deverá realizar um amistoso contra o Chile no próximo dia 17, em local e horário a ser definido.

“Estamos muito otimistas com a participação nestes Jogos. Graças ao apoio do COB conseguimos executar uma programação de treinamentos extensa como nunca antes. Também foi possível, num esforço conjunto, trazer atletas que atuam no Japão, Estados Unidos e França. E o anúncio da volta do beisebol ao programa olímpico em Los Angeles 2028 essa semana trouxe um ingrediente a mais para alcançarmos nossa meta para o Pan”, disse Márcio Irikura, Chefe da Equipe de beisebol.

Mais modalidades

O boxe também já está no Chile. Os atletas e comissão técnica desembarcaram também neste domingo (15). Porém, eles não ficarão na Vila. A competição da modalidade nos Jogos Pan-Americanos servirá como pré-olímpico e, por isso, foi aberta a todos os atletas do Continente. Portanto, terá um hotel e um palco próprios. Desse modo, todos os participantes ficarão hospedados próximo ao local das disputas.

Nesta segunda (16) será a vez, sobretudo, dos atletas de badminton, basquete 3×3, ciclismo BMX, ciclismo MTB, escalada, levantamento de pesos, pentatlo, remo, skate, taekwondo, e tiro esportivo desembarcarem no Chile para os Jogos Pan-Americanos.

*Com informações do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Santiago 2023