Siga o OTD

Santiago 2023

Skate nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023

Confira o guia completo com todas as informações sobre as provas de park e street do skate nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023

Na imagem, Rayssa encaixando uma manobra no corrimão no STU.
Rayssa Leal é a principal favorita do skate street feminino dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 (Julio Detefon/STU)

Skate nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023

Depois de ter tido sua estreia cancelada às vésperas de Lima-2019, o skate finalmente faz sua primeira aparição nos Jogos Pan-Americanos em Santiago-2023. O Brasil contará com uma delegação de seis atletas, quatro do street e dois do park.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Foram escolhidos para disputar o evento os melhores brasileiros de acordo com o ranking olímpico de junho. Assim, Rayssa Leal e Kelvin Hoefler ficaram com as vagas no street, enquanto Raicca Ventura e Augusto Aikio se classificaram no park. O problema é que surgiu um desfalque em cima da hora. Por conta de uma lesão, Kelvin foi cortado e Gabryel Aguilar foi chamado para seu lugar.

Além das vagas definidas pelo ranking, o skate brasileiro tem direito a mais duas por conta dos Jogos Pan-Americanos Júnior, disputados em Cáli, em 2021. Na oportunidade, Pamela Rosa e Lucas Rabelo venceram as provas de street e garantiram presença em Santiago-2023.

Street feminino

Pâmela Rosa e Rayssa Leal, ambas de boné, sentadas, fazem coração com as mãos. Elas estão na final da SLS Sydney
Rayssa Leal e Pamela Rosa são as melhores ranqueadas entre as participantes do Pan (Julio Detefon)

Rayssa Leal e Pamela Rosa, atuais segunda e sétima colocadas do ranking olímpico do street feminino, entram na disputa como favoritas. Quem mais se aproxima delas é a americana Paige Heyn, que está na nona posição.

As outras adversárias estão bem mais abaixo no ranking, mas querem surpreender. São elas: Jazmin Alvarez, da Colômbia (25ª), Aldana Bertran, da Argentina (34ª), Sam Secours, do Canadá (36ª), Vianez Morales, de Porto Rico (48ª), Julieta Gonzalez, do Uruguai (54ª) e Valetina Petric, do Chile (57ª).

Street masculino

Lucas Rabelo durante manobra de skate street, em preparação para o Pro Tour de Roma
Lucas Rabelo se classificou pelo Pan Júnior, em Cáli, em 2021 (Washington Alves-COB)

Dos três americanos e dois brasileiros, que atualmente ocupam os 11 primeiros lugares do ranking olímpico do skate street masculino, nenhum deles vai participar dos Jogos Pan-Americanos. Com as ausências de Nyjah Huston, Kelvin Hoefler, Jagger Eaton, Giovanni Vianna e Chris Jolin, a disputa ficará bem aberta em Santiago-2023.

Os mais bem colocados no ranking que estarão nas pistas chilenas são Matias Dell Olio, da Argentina (14º), Ryan Decenzo, do Canadá (16º) e JC Gonzalez, da Colômbia (21º). Também vão brigar pelo pódio o peruano Angelo Caro (25º), o brasileiro Gabryel Aguilar (27º) e o americano Jake Ilardi (32º). Lucas Rabelo (46º) e o portorriquenho Manny Santiago (51º) querem surpreender, enquanto o chileno Ronald Ramirez (132º) é a maior zebra da competição.

Park feminino

Raicca Ventura em ação no STU National de Criciúma; ela foi um dos destaques do Mundial de skate park, assim como Isadora Pacheco e Dora Varella
Raicca Ventura é uma das favoritas no park feminino (Julio Detefon-CBSk)

Quarta colocada do ranking olímpico do skate park feminino, a brasileira Raicca Ventura surge como favorita ao ouro dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Sua principal adversária certamente será a americana Bryce Wettstein, que está na nona posição da lista.

A canadense Fay Ebert (24ª) é a principal candidata a estar no pódio junto com a skatista brasileira e a dos Estados Unidos. As outras concorrentes vão precisar se superar para entrar nas três primeiras posições: Brigitte Morales, do Peru (49ª), Nico Russi, da Colômbia (50ª), Josefina Tapia, do Chile (55ª), Nina Aguilar, do México (60ª) e Ailin Arzua, da Argentina (71ª).

Park masculino

Augusto Akio voa com seu skate em volta do Pro Tour de San Juan de skate park
Augusto Akio vai brigar pelo ouro no park masculino (Foto: Piero Capanini/World Skate)

Dos dez primeiros colocados do ranking olímpico do skate park masculino, oito são das Américas e três deles estarão presentes nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, que faz com que a briga pela medalha de ouro prometa ser muito acirrada.

O brasileiro Augusto Akio, segundo do ranking, o portorriquenho Steven Pineiro, oitavo, e o americano Liam Pace, décimo, são os grandes favoritos ao pódio. Os outros concorrentes, no entanto, devem passar longe de incomodar: o argentino Omar Cocilova (44º), o chileno Martin Jaque (59º), o peruano Raphael Scheejie (74º), o canadense Adam Hopkins (76º) e o mexicano William Cortez (87º).

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Santiago 2023