Siga o OTD

Santiago 2023

Com Juma e sem Milena, CBTKD convoca atletas para o Pan de Santiago

Sem Milena Titoneli e com Caroline Santos, Brasil terá oito atletas no taekwondo em Santiago-2023

Caroline Santos em ação durante o Mundial de taekwondo; ela é uma das convocadas para os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Ela e Milena Titoneli brigaram por vaga olímpica
(Foto: MASTKD)

A Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) anunciou a convocação para os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, que acontecerão entre 20 de outubro e 5 de novembro, no Chile. Divulgada nesta quinta-feira (14), a lista conta com oito atletas, sendo quatro homens e quatro mulheres. O medalhista olímpico Maicon Siqueira (+80kg) é um dos destaques da lista, assim como Maria Clara Pacheco (57kg) e Caroline Santos (67kg), a Juma, que foram ao pódio no Mundial desse ano.

O taekwondo terá oito categorias nos Jogos Pan-Americanos, sendo quatro masculinas e quatro femininas. O Brasil terá atletas em sete delas. A única em que não terá representantes é a 49kg feminina, pois o país não conseguiu vaga para a competição. Na categoria até 57kg, haverá duas brasileiras, uma vez que Sandy Macedo garantiu uma classificação extra ao ser campeã dos Jogos Pan-Americanos Júnior Cali-2021. Maria Clara Pacheco, bronze em Baku-2023, é a outra atleta neste peso.

Entre os convocados, chama atenção a presença de Caroline Santos (67kg), que conquistou a medalha de prata na categoria até 62kg do Mundial deste ano. Ela ganhou a vaga de Milena Titoneli, titular da categoria até 67kg nos últimos anos e que foi medalhista de ouro no Pan de Lima-2019, após um final de luta emocionante, tornando-se a primeira mulher brasileira a ser campeã dos Jogos Pan-Americanos. Gabriele Siqueira, que compete na categoria acima de 67kg, completa a lista de atletas convocadas.

Masculino

Entre os homens, destaque para Maicon Siqueira (+80kg), medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos Rio-2016. Ele superou a concorrência de Ícaro Miguel para ser convocado. Ícaro, aliás, também havia sido medalhista no último Pan, com uma prata na categoria até 80kg. Em Santiago-2023, o representante brasileiro na categoria até 80kg será o jovem Henrique Marques.

Edival Pontes, o Netinho, com banderia do Brasil após medalha no taekwondo no Pan de Lima em 2019
Edival Pontes após seu ouro em Lima (Foto: Jonne Roriz/COB)

Outra presença de peso no Pan é com Edival Marques, o Netinho (68kg). Medalhista no Mundial de 2022, ele foi campeão em Lima-2019 e vai em busca do bicampeonato. Além disso, Netinho foi um dos três representantes do Brasil na última edição olímpica, em Tóquio-2020 – ao lado de Milena Titoneli e Ícaro Miguel. Por fim, o outro atleta brasileiro na lista do Pan é Paulo Ricardo Melo (58kg), bronze no Mundial de 2019 e em Lima-2019.

Na última edição dos Jogos Pan-Americanos, o Brasil faturou medalhas em sete das oito categorias em disputas: foram dois ouros, duas pratas e três bronzes. Esta foi, portanto, a melhor campanha do país na competição. Em Santiago-2023, as competições da modalidade ocorrerão entre os dias 21 e 24 de outubro, no Centro de Esportes de Contato, na capital chilena.

Convocação do taekwondo brasileiro para os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023:

Feminino
Maria Clara Pacheco – 57kg
Sandy Macedo – 57kg
Caroline Santos – 67kg
Gabriele Siqueira – +67kg

Masculino
Paulo Ricardo Melo – 58kg
Edival Pontes – 68kg
Henrique Marques – 80kg
Maicon Siqueira – +80kg

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Santiago 2023