Siga o OTD

Tóquio 2020

Ingrid Oliveira deixa escapar vaga para semifinal nos últimos dois saltos

Ingrid Oliveira passou três rodadas entre as oito primeiras colocadas, mas errou os dois últimos saltos e não conseguiu se classificar para a semifinal

Ingrid Oliveira plataforma 10 m Saltos Ornamentais Jogos Olímpicos Tóquio-2020
Jonne Roriz/COB

Ingrid Oliveira, que pertence ao Time Dux Nutrition, esteve muito perto de conseguir a classificação para a semifinal da plataforma de 10 m. Entre 30 participantes, a brasileira esteve entre as oito primeiras colocadas nas três primeiras rodadas, mas não teve bom desempenho nos dois últimos saltos e acabou despencando para o 24.º lugar. Apenas as 18 primeiras avançaram para a próxima etapa da competição.

“São coisas que acontecem. Esporte é feito disso. Eu estou triste porque nos meus treinos eu acertei todos os meus saltos e eu sabia que tinha condiçôes de fazer tudo igual. Na hora da prova eu não consegui fazer o que eu vinha treinando”, explicou.

Na primeira tentativa de Ingrid Oliveira, com nível de dificuldade de 3,2, ela teve dois 7,0 e um 6,5 entre as notas válidas (são sete juízes e as duas notas maiores e as duas menores são descartadas), totalizando 65,60 pontos. Com o resultado, assumiu a décima colocação, uma posição confortável já que as 18 primeiras avançam para a semifinal.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na segunda rodada, Ingrid Oliveira fez um ótimo salto, que começou com uma difícil parada de mão. Como notas válidas, ela teve um 7,0 e dois 6,5. Com isso, somou 64 pontos, chegando a 129,60 no total e assumindo a sétima colocação geral.

+ RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

Ingrid Oliveira fez um salto de dificuldade 3,0 em sua terceira tentativa. Com dois 6,5 e um 6,0 de notas válidas, somou 57 pontos e chegou a 186,60. Com o resultado, caiu do sétimo para o oitavo lugar, mas se mantinha confortavelmente na zona de classificação para a semifinal.

No quarto salto, com dificuldade 3,2, Ingrid Oliveira não conseguiu boas notas. Com três 5,0 válidos, somou 48 pontos e chegou a 234,60, caindo para a 14.ª colocação. Nas primeiras colocações, as posições permaneceram inalteradas com a americana entre as duas chinesas. “No quarto salto, que é meu melhor, não consegui perceber se saí forte ou fraco, e isso fez com que eu errasse bastante”, lamentou Ingrid Oliveira.

Com o erro na tentativa anterior, Ingrid Oliveira chegou à última rodada pressionada. Precisava fazer muito bem feito o salto, que ela incluiu na série dela há pouco mais de um mês. A atleta do Fluminense não foi bem de novo, somou apenas 26 pontos e despencou dez posições na tabela de classificação. Com o resultado, acabou eliminada da competição de plataforma 10 m dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

“Eu precisava muito acertar o quarto salto porque o último salto eu estava treinando há pouco tempo e todo mundo sabia disso. E aí a pressão ficou totalmente em cima dele, um salto novo, que eu tentei com todas as forças acertar, mas acabou que saí mais forte do que deveria e não consegui pontuação boa para passar para a semi”, explicou.

No final, duas chinesas dominaram a classificatória, ficando Yuxi Chen em primeiro com 390,70 pontos e Hongchan Quan em segundo com 364,45. A americana Delaney Schnell terminou em terceiro com 360,70 pontos.

A semifinal da plataforma feminina será disputada nesta quinta-feira e as 12 primeiras colocadas se classificam para a final, que vai acontecer mais tarde no mesmo dia. Confira como ficou a classificação da qualificatória:

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Tóquio 2020