Siga o OTD

Tóquio 2020

Luana Lira, Kawan Pereira e Isaac Souza se classificam para os Jogos Olímpicos

Luana Lira, Kawan Pereira e Isaac Souza conquistam a vaga no trampolim 3m e plataforma de 10 através do Pré-Olímpico realizado no Japão

Divulgação

O passaporte foi carimbado! No fim da noite de domingo (2), o Brasil confirmou suas primeiras vagas nos Saltos Ornamentais para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Na Copa do Mundo, que está sendo disputada no Japão, e está sendo usada como Pré-Olímpico, Luana Lira terminou a classificatória do Trampolim 3m com a 16ª posição e ficou com uma das vagas. Já na plataforma 10m masculina, Kawan Pereira e Isaac Souza foram terceiro e oitavo e também confirmaram presença no Japão.

A saltadora brasileira se manteve no grupo que garantia uma das vagas para a Olimpíada de Tóquio durante toda a fase classificatória, mas a confirmação só aconteceu após o último saltador cair sair da água. Já na semifinal, Luana terminou com o 233,30 pontos e na 18ª colocação. Anna Lucia Santos, também disputou a prova, mas parou nas eliminatórias, na 42ª colocação.

-Alison dos Santos brilha e Brasil ganha a prata no 4x400m misto

“É uma felicidade enorme. Não tenho nem palavras o quão grandioso é isso. Quero agradecer a todos que estão torcendo por mim tanto aqui, quanto no Brasil. Não acreditava tanto nessa vaga, mas hoje cheguei à piscina confiante. Estou muito feliz”, disse Luana Lira, que fará sua estreia olímpica aos 25 anos.

Mais duas vagas

Na prova masculina, Kawan Pereira e Isaac Souza tiveram uma grande prova na madrugada desta segunda-feira (3). Melhorando a cada salto, a dupla brasileira foi se colocando entre os líderes e avançou às semifinais como 4º e 8º lugares, respectivamente. Na semifinal, Kawan voltou a saltar bem e garantiu uma vaga na final, que será nesta terça-feira. No entanto, Isaac terminou a semifinal em 18º.

“A gente vem treinando para isso. Confesso que estava um pouco nervoso, mas mantive minha cabeça no lugar e consegui desempenhar aquilo que fiz no treino. Ainda não estou acreditando que estou classificado para os Jogos Olímpicos. É uma alegria imensa”, falou Kawan.

“Sei que posso melhorar um pouco, mas, mesmo assim, consegui minha vaga olímpica o que é motivo de muita alegria e felicidade. Daqui dois meses, estarei de volta à essa piscina onde espero ser bem feliz. Estou muito feliz. Sou muito grato a Deus e a todos que estão me ajudando neste sonho”, completou Isaac.

Copa do Mundo como pré-Olímpico – Sistema de classificação dos saltos ornamentais:

Individual

– Doze primeiros colocados do Mundial de Gwangju 2019 (sem brasileiros)

– Dezoito primeiros colocados da Copa do Mundo de Tóquio.

– Caso haja, entre os 18 primeiros colocados na Copa do Mundo, algum atleta que esteve entre os 12 do Mundial de Gwangju, abrem-se, assim, novas vagas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Sincronizado

– Três primeiros colocados do Mundial de Gwangju (sem brasileiros)

– Quatro primeiros colocados na Copa do Mundo de Tóquio

– Caso haja, entre os quatro primeiros colocados na Copa do Mundo, alguma dupla que esteve entre as três primeiras do Mundial de Gwangju, abrem-se, então, novas vagas.

Mais em Tóquio 2020