Siga o OTD

Rugby

Yaras perdem para Colômbia, mas fazem história em Cuiabá

As Yaras, como é conhecida a Seleção Feminina Brasileira de rugby, jogou pela primeira vez no Centro-Oeste e saiu com derrota para a Colômbia

Na imagem, disputa pela bola entre as Yaras, do Brasil, e as Tucanas, da Colômbia.
Disputa pela bola entre as Yaras, do Brasil, e as Tucanas, da Colômbia. Foto: Fotojump

A Seleção Feminina Brasileira de rugby, também conhecidas por Yaras, fizeram história mesmo perdendo o Americas Rugby Trophy Women. Isso porque foi a primeira vez que a região Centro-Oeste recebeu uma partida do país na modalidade em um de seus campos. Assim, o Estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, em Cuiabá, foi palco para a rodada final do torneio triangular que envolveu o time sub-23 dos Estados Unidos, a Colômbia e o Brasil.

Em resumo, as Yaras enfrentaram as Tucanas, apelido dado ao time da Colômbia, e perderam por 18 a 15. Dessa forma, o título ficou com as norte-americanas, ainda que não entrando em campo. Essa conquista se deu porque, no sábado da semana passada, os Estados Unidos empataram com o Brasil em 15 a 15. A partida foi disputada no Estádio Nicolau Alayon, na capital paulista. Por outro lado, venceram as colombianas por 27 a 24 na última quarta-feira, em Mogi das Cruzes.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Portanto, o Brasil precisava de uma vitória por 4 ou mais pontos de diferença para ser campeão, ao passo que a Colômbia tinha que vencer por 7 pontos de frente. Em conformidade com o regulamento da competição, a vitória valia 4 pontos, o empate 2 e a derrota por 7 ou menos de diferença no placar valia 1 ponto, com derrotas maiores não rendendo pontos na classificação. Logo, Estados Unidos ficaram com 6 pontos, Colômbia com 5 e as Yaras, 3 pontos somados.

O jogo entre Yaras e Tucanas

Neste domingo (11) à tarde, Yaras e Tucanas tiveram uma batalha dura. Logo, as colombianas abriram o placar com um penal convertido por Valentina Tapias. Seu primeiro try foi aos 17 minutos, com Paola Delgado. Tamires marcou o primeiro try brasileiro aos 33 minutos. Outro penal convertido por Tapias deixou o placar em 11 a 5 antes do intervalo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na sequência da volta para o segundo tempo, Lohana anotou um novo try para as Yaras. Mas, sem a conversão, o placar permanecia favorável às adversárias em 11 a 10. Juliana Soto ampliou para as colombianas e Tapias marcou a conversão. Ainda deu tempo de Ana Carolina descontar com um novo try, mas a vitória não veio sem conversões de dois pontos.

Nos dias 5 e 9 de julho, Colômbia e Brasil voltarão a duelar, em duas partidas em Medellín, na Colômbia, valendo classificação ao WXV, a nova liga mundial.

Com informações da Confederação Brasileira de Rugby.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Rugby