Siga o OTD

Rúgbi

Yaras garantem vaga em Paris 2024; Tupis vão para repescagem

No Pré-Olímpico de Rugby Sevens, as Yaras confirmaram seu favoritismo e estão nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Na imagem, uma das Yaras correndo com a bola nos braços.
Uma das Yaras correndo com a bola nos braços. Foto: Kévin Sganzerla

Pela terceira edição seguida, as Yaras estão classificadas para os Jogos Olímpicos. A vaga para Paris 2024 veio neste domingo (18), após vencerem o Pré-Olímpico de Rugby Sevens de forma invicta. A disputa do torneio foi em Montevidéu, no Uruguai, e as brasileiras venceram todas as seis partidas. Com isso, foram campeãs do Sul-Americano pela 21ª vez na história, nunca perderam o torneio. Por outro lado, os Tupis venceram a disputa de terceiro lugar e vão à repescagem mundial por uma vaga olímpica.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Inicialmente, as Yaras já vinham de três vitórias obtidas ontem. Assim, o domingo foi dia de confirmar o favoritismo dentro do continente. O time do Brasil teve uma campanha quase perfeita ao sofrer apenas um try argentino anteriormente e um try chileno no segundo dia de competições. Dessa forma, o dia começou com uma vitória de 48 a 0 diante do Uruguai. Na sequência, a equipe passou pelo Chile por 45 a 7. Com a derrota da Colômbia para o Uruguai, por 17 a 12, a vaga veio com uma rodada de antecedência. Por fim, as brasileiras enfrentaram as colombianas e venceram por 38 a 0.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Então, as Yaras fecharam o Pré-Olímpico com 18 pontos e a única vaga continental na bagagem de volta para o país. Argentina e Paraguai irão à repescagem. Desde de quando o Rugby Sevens passou a fazer parte do programa olímpico a seleção feminina brasileira nunca ficou de fora. No Rio 2016, era o país-sede e terminaram com a nona colocação. Em Tóquio 2020, foram 11º. Assim, o objetivo do time passa a ser a busca por um top 8 e conquistar o diploma olímpico na modalidade.

Paris 2024

Portanto, o Brasil junta-se a França (país-sede), Nova Zelândia, Austrália, Estados Unidos e Irlanda, que foram os quatro melhores no Circuito Mundial da temporada 2022-23. As atletas brasileiras que conseguiram o feito são: Mari Nicolau (São José), Luiza Campos (Charrua), Rafa Zanellato (Curitiba), Gisele Gomes (SPAC), Thalia Costa (Delta), Isadora Lopes (Melina), Aline Furtado (USP), Tchoba Fioravanti (Band Saracens) (c), Gabi Lima (El-Shaddai), Mille Mariano (São José), Bianca Silva (Nagato Blue Angels, Japão) e Marcelle Souza (El-Shaddai). O técnico é Will Broderick.

Tupis na repescagem

Se as Yaras estão com o passaporte carimbado, os Tupis ainda sonham com esse carimbo. Para isso, precisam vencer a repescagem mundial que será disputado em maio de 2024, já que não venceram o Pré-Olímpico. Sabidamente, o time masculino encontraria mais dificuldades para buscar a classificação, por terem adversários tecnicamente mais qualificados.

Ontem tiveram duas vitórias e uma derrota. Dessa maneira, precisavam de duas vitórias contra Uruguai e Peru para que tivessem chance de jogar a final. Todavia, a derrota por 27 a 7 para os uruguaios decretou a impossibilidade dos brasileiros ficarem entre os dois primeiros. Venceram os peruanos por 68 a 0 e foram para a disputa de 3º lugar contra a Colômbia, time que haviam batido anteriormente por 36 a 7. Porém, a disputa não foi tão fácil quanto o jogo da primeira fase.

Os Tupis perderam o primeiro tempo por 14 a 0. Fizeram um segundo tempo de recuperação e conseguiram o empate na última jogada. No tempo extra, partiram para o ataque e conseguiram o try salvador, finalizando em 19 a 14. Não só os Tupis, mas também o Chile, vice-campeão, irá para repescagem mundial. O campeão foi Uruguai, que bateu os chilenos por 12 a 5 e irá para Paris. Junta-se à França (país-sede), Nova Zelândia, Argentina, Fiji e Austrália, os quatro melhores do Circuito Mundial.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Rúgbi