Siga o OTD

Rúgbi

Yaras vencem 3 e se aproximam de Paris; Tupis estão na disputa

No primeiro dia de pré-olímpico sul-americano do Rugby Sevens, Yaras encaminham classificação para Paris, mas Tupis oscilam na campanha

Na imagem, uma das Yaras, jogadora do Brasil de Rugby Sevens, executando um passe contra a seleção da Argentina. Foto: Enzo Santos/ CBRugby
Jogadora do Brasil de Rugby Sevens executando um passe contra a seleção da Argentina. Foto: Enzo Santos/ CBRugby

Neste sábado (17), as Yaras deram três passos importantes rumo à classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Em resumo, a Seleção brasileira feminina de Rugby Sevens venceu suas três partidas do dia no pré-olímpico sul-americano. Caso mantenha a invencibilidade, amanha garantirá vaga para a terceira Olimpíada seguida. Por outro lado, os Tupis venceram duas em três e estão na briga para ir à final no domingo para manter o sonho da classificação vivo.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A princípio, o time feminino das Yaras são os favoritos para conquistarem a vaga fornecida pelo torneio continental, disputado em Montevidéu, no Uruguai. Assim, confirmaram o favoritismo com vitórias imponentes contra Peru, Argentina e Paraguai. Tanto que sofreram apenas um try argentino no primeiro dia de embates. Logo, o Brasil fez 27 a 0 no Peru, 17 a 5 na Argentina e 27 a 0 no Paraguai.

As Yaras fecharam o primeiro dia com a primeira posição com 9 pontos em três partidas. Argentina e Chile têm 7 pontos, Colômbia e Paraguai estão com 6, Uruguai soma 5 e Peru fecha com 4 pontos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O pré-olímpico dá a vaga apenas para a seleção campeã, em um sistema que as sete equipes se enfrentam em turno único e pontos corridos. Portanto, as Yaras enfrentarão Uruguai, Chile e fecham contra a Colômbia no domingo para carimbar o passaporte. Quem ficar em segundo e terceiro irá para uma repescagem mundial em busca de uma vaga.

Tupis no páreo

Da mesma forma, o pré-olímpico masculino dá apenas uma vaga direta. Diferentemente das mulheres, os Tupis não são os favoritos. O torneio tem a ausência da Argentina, já classificada por ter ficado entre as quatro melhores do último Circuito Mundial. Então, o Brasil tem cinco times no caminho para buscar a final e, depois, um título que daria a classificação, depois de ficarem de fora de Tóquio 2020. Caso fiquem em segundo ou terceiro, o time irá para repescagem mundial.

O caminho começou promissor, com uma vitória sobre a Colômbia por 36 a 7. No entanto, a derrota para o Chile por 36 a 5 dificultou a situação. Mas, a boa vitória por 26 a 5 sobre o Paraguai devolveu ao país a possibilidade de ficar entre os dois melhores nesta fase. Nesta situação, os Tupis entram em campo contra Uruguai e Peru no domingo precisando de vitórias para continuar na busca da vaga.

A classificação no masculino está com Uruguai em primeiro com 9 pontos em três partidas, Chile é o segundo com 7 pontos, Brasil tem 7 pontos também. Colômbia e Paraguai têm 5 pontos e o Peru soma 3 pontos.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Rúgbi