Siga o OTD

Santiago 2023

Brasil viaja à Costa Rica para buscar vaga no Pan de Santiago

Brasil disputa qualificatório para os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023 neste final de semana

Brasil rugby sevens
(Foto: Wander Roberto/COB)

Sábado e domingo de decisões para o rugby sevens masculino brasileiro. Os Tupis disputarão o Costa Rica Sevens, torneio designado pela Sudamerica Rugby, a confederação sul-americana, como qualificatório tanto para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 como para o World Rugby Sevens Challenger (a segunda divisão do Circuito Mundial).

+ Marcus D’Almeida e Ane Marcelle se garantem na final do Pan de tiro com arco

O sistema de disputas dividirá os objetivos em dois. Primeira, no sábado, Brasil, Paraguai, Venezuela e Costa Rica estarão no mesmo grupo e e se enfrentarão por uma vaga no Pan, destinada ao primeiro colocado do grupo. Na outra chave estão Argentina, Uruguai e Chile, mas as três seleções já se qualificaram para o Pan, por meio dos resultados obtidos nos Jogos Sul-Americanos (Odesur) no mês passado.

O domingo será de mata-mata final do torneio, com os grupos se cruzando. Chile, Brasil, Paraguai, Venezuela e Costa Rica jogarão por duas vagas no World Rugby Sevens Challenger. Argentina e Uruguai já estão na primeira divisão mundial. Quem terminar em primeiro lugar o grupo do Brasil no sábado já tem vaga na fase de semifinais, ao passo que os demais times se enfrentarão pelas quartas de final.

Lucas “Tanque” Duque, treinador dos Tupis, comentou: “Nosso principal jogo será contra o Paraguai e as expectativas são as melhores. Estamos com um grupo jovem, pois o sevens tem a proposta de garantir mais experiência internacional para atletas revelação”.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O histórico recente entre brasileiros e paraguaios no rugby sevens masculino favorece o Brasil. Os Tupis venceram os últimos oito duelos em torneios oficiais, o último por 12 a 7 em outubro pelos Jogos Sul-Americanos. Contra Venezuela e Costa Rica, o Brasil defende invencibilidade histórica.

Mais em Santiago 2023