Siga o OTD

Tiro com Arco

Marcus D’Almeida e Ane Marcelle se garantem na final do Pan

Marcus D’Almeida e Ane Marcelle vencem quatro combates e vão à final individual do Campeonato Pan-Americano

Marcus D'Almeida Ane Marcelle Pan-Americano de tiro com arco
Marcus D'Almeida e Ane Marcelle estão na final do Pan (Fotos: Gáspar Nóbrega/COB)

O Brasil garantiu duas finais individuais no arco recurvo do Campeonato Pan-Americano de tiro com arco, que está sendo disputado em Santiago, no Chile. Após bons desempenhos na fase de ranqueamento, Marcus Vinicius D’Almeida e Ane Marcelle dos Santos venceram quatro combates cada um nesta quinta-feira (24) e avançaram às finais do torneio, que acontecerão no domingo (27).

+ Brasil leva três ouros por equipes no Parapan de tiro com arco

Quinto colocado na fase de ranqueamento, Marcus D’Almeida estreou somente na terceira rodada, contra o venezuelano Ricardo Vasquez, e venceu por 6 a 0. Na sequência, bateu o mexicano Jesus Flores por 7 a 3. Nas quartas, superou o virginense Nicholas D’Amour, por 7 a 3. Na semi, bateu o mexicano Matias Grande, que havia sido o líder do ranqueamento, por 7 a 3. Ele enfrentará na final o cubano Hugo Franco.

Já Ane Marcelle foi a sexta colocada no ranqueamento e, assim como Marcus, entrou de forma direta na terceira rodada. Em sua estreia, ela superou a equatoriana Adriana Espinoza por 7 a 1. Depois, bateu a compatriota Sarah Nikitin por 6 a 4, após dois sets empatados. Nas quartas, ela ganhou da estadunidense Jennifer Mucino-Fernandez por 7 a 3. Já na semi, bateu a canadense Eleanor Brug por 6 a 2. Ane enfrentará a mexicana Ana Vazquez no domingo.

Vale destacar que tanto Marcus quanto Ane vêm de uma ótima temporada. Os dois também chegaram na final dos Jogos Sul-Americanos Assunção 2022, há um mês, e, juntos, levaram o ouro no torneio de equipes mistas. Marcus e Ane detêm o melhor resultado do Brasil em Jogos Olímpicos: a nona colocação. Ela obteve o resultado na Rio-2016, enquanto ele chegou até as oitavas em Tóquio-2020.

Demais resultados

Entre outros resultados no dia no Pan-Americano, Matheus Gomes e Matheus Zwick chegaram a vencer um combate, mas perderam na terceira rodada. Gomes bateu o peruano Bruno Villa por 6 a 0 e caiu diante do collombiano Daniel Osorio por 7 a 3. Já Zwick ganhou do virginense Mike Gerard, por 7 a 1, na primeira rodada, e diante do mexicano Emilio Treviño, pelo mesmo placar. Gustavo Paulino perdeu na primeira rodada para o argentino Mario Jajarabilla, por 7 a 1.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Entre as mulheres, Sarah Nikitin e Ana Luiza Caetano pararam nas oitavas de final. Sarah venceu a jamaicana Semoia Tingle e a colombiana Valeria Pérez e caiu diante de Ane Marcelle. Já Ana, sétima no ranqueamento, venceu a virginense Tatyana Muntyan no desempate e perdeu para Eleanor Brug, por 7 a 1. Ana Machado perdeu na terceira rodada, para a canadense Virginie Chenier.

No arco composto, os melhores brasileiros alcançaram as oitavas de final. Max Favoreto foi eliminado após perder para Brandon Gonzalez, da Costa Rica, por 147 a 142. No feminino, Larissa Oliveira parou na norte-americana Paige Pearce, por 143 a 141.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tiro com Arco