Siga o OTD

Rúgbi

CBRu inova com plataforma de dados para gestão dos atletas

CBRu fecha parceria com plataforma de dados para gestão integral de seus atletas

CBRu tecnologia Pro Soccer Sports
Atleta da seleção brasileira recebe instruções por meio da plataforma (Foto: Divulgação/CBRu)

Por meio de um único aplicativo digital, a Confederação Brasileira de Rúgbi (CBRu) passou a integrar profissionais de todos seus departamentos e vem facilitando a gestão das diversas informações sobre os atletas, desde a base até o alto rendimento.

Como o próprio nome sugere, a plataforma tecnológica Pro Soccer Sports iniciou sua jornada aprimorando o desempenho no futebol profissional e vem sendo aprovada por clubes importantes do país, como São Paulo, Fortaleza, Fluminense, CSA e Sampaio Corrêa.

+ Brasil tem melhor participação no Mundial de boxe feminino

A CEO da CBRu, Mariana Miné, explica o que motivou a entidade a firmar a parceria com a startup brasileira Pro Soccer Sports. “Entendemos que é preciso testar as novas tecnologias do esporte que têm um retrospecto positivo em atletas e instituições de referência. Assim, oferecemos mais condições para nosso programa de alto rendimento alcançar seus objetivos e traçar metas mais ousadas”, justifica a dirigente.

Com a implantação da tecnologia, departamentos distintos agora interagem com mais rapidez e precisão. A equipe multidisciplinar consegue avaliar diferentes dados em uma única ferramenta: desempenho (GPS; acelerômetro; frequência cardíaca, questionários subjetivos sobre fadiga, dores e recuperação muscular, fisioterapia), saúde (consultas; exames clínicos; dietas nutricionais; registro, tratamento e retorno de lesões; medicamentos ingeridos) e administrativos (contratos; registros; súmulas; suspensões; convocações; treinamentos; calendário de jogos etc.).

Coodernador explica importância da ferramenta para CBRu

CBRu e Pro Soccer Sports fecham parceria
(Foto: Reprodução)

“Antes, cada área tinha seu próprio ‘sistema’ de planilhas para planejar, monitorar e ajustar. Agora fazemos uma gestão mais global, interativa e imediata. Ainda estamos em fase de adaptação, mas as vantagens são incontestáveis. Direcionamento e controle do volume de treinos e retorno dos atletas lesionados são exemplos de informações disponibilizadas para avaliações a qualquer hora por toda a equipe técnica”, explica Felipe Schultz, coordenador de preparação física e cientista do esporte da CBRu.

Felipe ainda esclarece que a plataforma de gestão esportiva Pro Soccer se baseia no sistema AMS (Athlete Monitoring System), utilizado praticamente por todas as principais seleções de rúgbi do mundo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

“O controle rigoroso dos dados é um ponto crítico para o sucesso das equipes. Adotamos esta inovação depois de conferir como ela vem sendo bem aproveitada por seleções e clubes nos Estados Unidos, Irlanda, Austrália e outros países que protagonizam o rúgbi”, conta.

O preparador físico da CBRu ressalta que o Pro Soccer Sports se mostra muito útil no trabalho de reabilitação dos atletas que envolve parceiros como o Centro de Referência em Ciências do Esporte do Sesi-SP (CRCE) para o intercâmbio de informações técnico-científica.

Atletas como Joel dos Santos, Jacobus van Nikerk, Franco Giudice, Joel Ramirez, Marcos Medici Aoad e Mariely Faria (campeã este mês com as Yarinhas nos Jogos Sul-americanos da Juventude em Rosário) se beneficiaram desta boa gestão dos dados para a recuperação de lesões e o retorno às competições.

“Trabalhos minuciosos e específicos de reabilitação melhoram muito com a integração desta tecnologia. Avaliações constantes de lesões e desbalanços são lançadas na plataforma, o que ajuda no plano de recuperação e treinamento para cada atleta”, finaliza o coordenador da CBRu.

Mais em Rúgbi