Siga o OTD

Remo

Lucas Verthein tem experiência em prova de onze quilômetros na Itália

Melhor remador brasileiro da atualidade ficou em 13º lugar na 30ª edição da Regata Internacional Silver Skiff, prova de onze quilômetros disputada em rio italiano e sem adversários separados por raias

Lucas Verthein remo jogos olímpicos Tóquio
Lucas, durante os Jogos Olímpicos (Miriam Jeske/COB/arquivo)

Lucas Verthein, melhor atleta do remo brasileiro na atualidade, completou em 13º lugar a 30ª edição da tradicional Regata Internacional Silver Skiff. Ele completou os onze quilômetros da prova nas águas do Rio Po, em Turim, na Itália, em 11º lugar com o tempo de 43min04s199. O carioca conquistou uma histórica 12ª colocação no Single Skiff dos Jogos Olímpicos de Tóquio e, no final de setembro, ganhou com folgas o nacional. Vale lembrar que a distância olímpica da prova são dois quilômetros.

Foi a primeira vez que Lucas Verthein remou na prova italiana. “Sempre quis estar na Silver Skiff e foi mais uma experiência fantástica. Não foi fácil, é verdade, porque remei quatro barcos diferentes em dois dias, o que não é o ideal, porque tem a questão da regulagem do barco. Como foi minha primeira vez aqui, não conhecia o percurso, não dava para ter ideia de todo o curso do rio. E grande parte dos remadores já tinha competido aqui outras vezes. Mas, no geral, gostei do resultado, que me fará treinar ainda mais para buscar marcas ainda melhores”, disse o atleta do Botafogo de apenas 23 anos.

Lucas Verthein remo Internacional Silver Skiff Rio po Itália
Verthein remando no Rio Po (arquivo pessoal)

Águas novas

No total, 506 atletas, divididos em duas categorias, participaram da competição encerrada no domingo (7). O brasileiro competiu na Master ao lado de 24 adversários. A vitória ficou com o croata Martin Sinkovic, bicampeão olímpico, sendo ouro na Rio 2016 no Double Skiff e ouro em Tóquio 2020 no Dois sem, que fez 40’27″324.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Diferentemente de uma Olimpíada ou de um Mundial, por exemplo, a Internacional Silver Skiff não tem raias com seis remadores competindo uns contra os outros. São largadas individuais em busca do melhor tempo. Portanto, tudo foi novidade para Lucas Verthein, que também teve que se virar com alguns percalços. “Cheguei a me desestabilizar em alguns momentos, até porque o rio não é todo em linha reta. Quase bati numa árvore, por exemplo. Num outro ponto, bati com a pá na boia, o remo chegou a sair da minha mão. Mas, como disse, foi um grande aprendizado. No fim, fiquei em 33º entre 506. Foi legal. Serviu como preparação e me deixou mais cascudo para o futuro e para os próximos objetivos que virão”, afirmou.

Mais em Remo