Siga o OTD

COB

Edinho rebate críticas sobre Troféu Rei Pelé: ‘é o maior do país’

Filho de Pelé, Edinho fala que homenagem ao pai no Prêmio Brasil Olímpico é “justa” e que “perpetua seu legado”

Edinho, filho de Pelé, falou sobre críticas referentes ao Troféu Rei Pelé no Prêmio Brasil Olímpico
(Foto: Luiza Moraes/COB)

O Prêmio Brasil Olímpico trouxe uma série de novidades para 2023. Uma delas foi a mudança de nome da principal premiação do evento, a de Melhor Atleta do Ano, que passou a se chamar “Troféu Rei Pelé”, e, homenagem ao maior jogador de futebol de todos os tempos, que faleceu no ano passado. A decisão gerou muita contestação entre os torcedores brasileiros, uma vez que Pelé jamais disputou os Jogos Olímpicos. Durante a cerimônia do PBO 2023 nesta sexta-feira (15), Edinho, filho do Rei, saiu em defesa do pai sobre os questionamentos sobre o assunto.

“Infelizmente, eu ouvi alguns comentários de ‘ah, o Pelé nunca disputou um evento olímpico’. De fato, ele se profissionalizou muito jovem e na época dele isso era proibido para participar dos Jogos. Isso jamais vai desassociar o Pelé do esporte brasileiro e tudo que ele representa para os quatro cantos do mundo. É o nosso maior representante esportivo e é muito justa essa homenagem”, falou Edinho pouco antes do início da cerimônia na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

Pelé é um dos principais esportistas de todos os tempos, apesar de nunca ter disputado os Jogos Olímpicos – o maior evento esportivo do planeta. Assim como citou Edinho, o Rei jamais participou de Olimpíadas porque, quando era atleta, o Comitê Olímpico Internacional (COI) só permitia a participação de atletas amadores na competição – medida que só foi mudada em 1984, sete anos depois da aposentadoria do ídolo – e Pelé recebia um aporte financeiro desde o início da carreira.

Mantendo o legado de Pelé

Eterno camisa 10 do Santos, Pelé foi campeão de três Copas do Mundo de futebol (1958, 1962 e 1970) e deixou um legado muito forte não só na modalidade, mas no esporte mundial. Seu filho Edinho valorizou a homenagem do Troféu Rei Pelé no Prêmio Brasil Olímpico, ressaltando que esta foi a mais especial entre as que já participou desde o falecimento do pai.

“É um motivo de muito orgulho para minha família. Nós estamos indo a alguns dias para completar um ano que nosso rei nos deixou. Tenho participado de algumas homenagens para ele, que são importantes e lindas, mas acho que essa é a mais incrível até hoje. Porque nós estamos falando do esporte e ele foi o maior esportista que o nosso país já produziu”, falou.

“Hoje, no nosso dicionário, Pelé descreve aquele que é o melhor no que faz. Então, é muito digna essa homenagem. Pelo fato de ser uma homenagem que acontecerá todo ano, é uma forma linda e maravilhosa de perpetuar esse legado cada vez mais. É motivo de muito orgulho e gratidão poder estar aqui representando a minha família, em nome do meu pai”, completou.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em COB