Siga o OTD

Prêmios

Rebeca e Marquinhos recebem o Troféu Rei Pelé no PBO

Rebeca Andrade e Marcus D’Almeida são eleitos os melhores atletas do ano pelo COB e recebem o Troféu Rei Pelé

Rebeca Andrade e Marcus D'Almeida ganham o Troféu Rei Pelé no Prêmio Brasil Olímpico
(Fotos: Alexandre Loureiro/COB)

A ginasta Rebeca Andrade e o surfista Filipe Toledo/o arqueiro Marcus Vinicius D’Almeida foram eleitos os melhores atletas brasileiros de 2023. Eles receberam a primeira versão do Troféu Rei Pelé, nome dado ao prêmio em homenagem ao maior jogador de futebol de todos os tempos, em cerimônia realizada no Prêmio Brasil Olímpico (PBO), na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro (RJ), na noite desta sexta-feira (15).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Rebeca Andrade é a melhor atleta feminina do Brasil pelo terceiro ano consecutivo, tornando-se a primeira atleta a atingir o feito. Ela ultrpassou Daniele Hypólito (2001 e 2002), Daiane dos Santos (2003 e 2004), César Cielo (2008 e 2009) e Isaquias Queiroz (2015 e 2016). Além disso, Rebeca isolou-se como a maior vencedora do prêmio entre as mulheres. O maior ganhador no geral é Isaquias, com quatro troféus: 2015, 2016, 2018 e 2021. Já Marcus D’Almeida conquistou o prêmio em sua primeira indicação. Ele também é o primeiro atleta do tiro com arco a ser eleito como o melhor atleta do ano no Prêmio Brasil Olímpico.

Os premiados

Em 2023, Rebeca Andrade superou a concorrência de Duda/Ana Patrícia (vôlei de praia) e Bia Haddad Maia (tênis) para sair vencedora do Troféu Rei Pelé. A escolha se deu a partir da votação de um júri formado por especialistas do esporte olímpico. Rebeca conquistou cinco medalhas no Mundial de ginástica artística, na Antuérpia, Bélgica, em outubro. Ela obteve um ouro – em que sagrou-se bicampeã mundial no salto sobre a mesa, desbancando Simone Biles -, três pratas e um bronze.

Com as láureas, atingiu o top-3 de brasileiras com mais pódios em Mundiais de esportes olímpicos. Além disso, a paulista de 24 anos disputou os Jogos Pan-Americanos pela primeira vez na carreira. Em Santiago-2023, no final de outubro, ela faturou dois ouros e duas pratas. Por todo esse currículo de conquistas, Rebeca recebeu o prêmio de Destaque de 2023 pela Panam Sports, em cerimônia realizada na última semana.

Entre os homens, Marcus D’Almeida superou Filipe Toledo (surfe) e Hugo Calderano (tênis de mesa) para vencer o Troféu Rei Pelé. Neste ano, o carioca conquistou a medalha de bronze no Mundial de tiro com arco – seu segundo pódio na competição – e um ouro na Final da Copa do Mundo, em Hermosillo, no México. Ele ainda foi ouro na etapa de Xangai e bronze em Paris. Além disso, ele encerrou o ano como o número um do ranking mundial.

As equipes do ano

Uma novidade do PBO de 2023 foram os prêmios para as melhores equipes de esportes coletivos. No masculino, o vencedor foi o time brasileiro de beisebol, que fez uma campanha excepcional nos Jogos Pan-Americanos, conquistando uma medalha de prata inédita na modalidade. No feminino, a seleção feminina de voleibol levou o prêmio. O presidente da CBV, Radamés Lattari, dedicou o prêmio à central Walewska, que faleceu em setembro deste ano, durante o Pré-Olímpico da modalidade. As atletas tiveram de entrar em quadra horas depois de saber do falecimento da campeã olímpica. Mesmo assim, elas conseguiram a classificação após vencer seis dos sete jogos da competição.

Aos mestres com carinho

O PBO também reconheceu os melhores técnicos do ano. Ramon Ito, da seleção brasileira de beisebol foi quem levou entre os treinadores de esportes coletivos. Já no individual, o prêmio foi para Camila Ferezin, da ginástica rítmica, responsável pelos grandes resultados que a modalidade teve em 2023. Ela já havia recebido o prêmio de melhor atleta da ginástica rítmica em 1999 e agora volta a ser premiada pelo COB pelo seu trabalho como treinadora.

Outro mestre reconhecido no Prêmio Brasil Olímpico foi o Sensei Chiaki Ishii. O primeiro medalhista olímpico do judô brasileiro ganhou o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, que reconhece o legado de grandes lendas do esporte olímpico brasileiro.

Prêmios do público

Cinco prêmios foram definidos através de uma votação popular. O mais longevo deles é o já Atleta da Galera. Quem levou esse ano foi a ginasta Flávia Saraiva, que havia ganhado o prêmio anteriormente na sua primeira edição, em 2014. O Prêmio Inspire, para atletas mulheres inspiradoras, foi para a mesatenista Bruna Takahashi, que ganhou três medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Já na categoria Retorno do Ano, Alison dos Santos, do atletismo, levou o prêmio após voltar de uma lesão no joelho. Na categoria Atleta Influencer, o vencedor foi Luccas Abreu, do tiro com arco. Por fim, Maria Eduarda Alexandre, da ginástica rítmica, ganhou o prêmio de Revelação do Ano.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Prêmios