Siga o OTD

Prêmio Brasil Olímpico

COB abre as votações do Prêmio Brasil Olímpico 2022

COB divulga indicados de duas das principais categorias do Prêmio Brasil Olímpico.

COB abre as votações do Prêmio Brasil Olímpico 2022
Divulgação/COB

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou neste domingo (15) os indicados de duas das principais categorias do Prêmio Brasil Olímpico (PBO) 2022. Os vencedores do Atleta da Torcida e do Prêmio Inspire serão escolhidos pelo público através do site pbo.cob.org.br. A votação fica aberta até momentos antes do final da cerimônia de gala do esporte brasileiro, que acontece no dia 2 de fevereiro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. 

+Hugo Calderano é campeão do WTT de Durban

Para concorrer ao Atleta da Torcida, o COB selecionou grandes nomes do esporte nacional que se destacaram no ano de 2022 e possuem forte engajamento nas redes sociais. Estão na disputa: Alison dos Santos (atletismo), Ana Marcela Cunha (águas abertas), Arthur Nory (ginástica artística), Hugo Calderano (tênis de mesa), Marcus D´Almeida (tiro com arco), Rafaela Silva (judô), Rayssa Leal (skate) e Rebeca Andrade (ginástica artística). Confira ao final do texto o perfil dos concorrentes. Em 2021, Fernanda Garay levou o prêmio com direito a votação recorde, registrando 42,5% dos 395 mil votos.

“Chegou a hora de o público escolher seus atletas favoritos no Prêmio Brasil Olímpico. Temos grandes nomes que brilharam neste ano em que o Brasil foi muito bem nos campeonatos mundiais. Será uma disputa muito acirrada, pois são atletas espetaculares, carismáticos e que possuem muitos seguidores nas redes sociais”, afirma Paulo Wanderley, Presidente do COB.

Prêmio Inspire

O Prêmio Inspire foi criado para homenagear a atleta mais inspiradora do ano. Sendo assim, nesta categoria disputam o troféu as seguintes representantes do esporte feminino nacional: Ana Marcela Cunha, Bia Haddad Maia (tênis), Mayra Aguiar (judô), Rebeca Andrade e Rafaela Silva.

“O foco do Prêmio Inspire não é apenas enaltecer os feitos esportivos, mas sim ressaltar a trajetória destas grandes mulheres, que são exemplos para a juventude. Inspirar vai muito além do pódio. É sobre potencial”, destaca o Presidente do COB.

Maior premiação do esporte brasileiro, o Prêmio Brasil Olímpico chega a 23ª edição para celebrar os atletas que brilharam em 2022. No período, conquistaram 23 medalhas em Mundiais ou competições equivalentes, considerando somente provas olímpicas. Além disso, lideraram o quadro de medalhas nos Jogos Sul-americanos de Assunção.

Melhores do ano

Além do Atleta da Torcida e do Prêmio Inspire, os Melhores Atletas do Ano, no feminino e no masculino ganharão a premiação. Os escolhidos vem de um Colégio Eleitoral formado por jornalistas, dirigentes, Comissão de Atletas do COB, patrocinadores, ex-atletas e personalidades do esporte. Em 2021, os vencedores foram Isaquias Queiroz (canoagem velocidade) e Rebeca Andrade, campeões olímpicos em Tóquio 2020. 

Homenagens serão feita aos melhores em cada uma das modalidades olímpicas e sul-americanas, os destaques dos Jogos da Juventude de Aracaju. Além disso, dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim e dos Jogos Sul-americanos da Juventude de Rosário, além dos Melhores Técnicos do Ano. Por fim, haverá a entrega do Troféu Adhemar Ferreira da Silva, que tem como objetivo homenagear atletas e ex-atletas que representem os valores que marcaram a carreira e a vida do bicampeão olímpico no salto triplo.

Mais em Prêmio Brasil Olímpico