Siga o OTD

Hipismo

Trio de cavaleiros fatura Prêmio Brasil Olímpico pela 3º vez

Mais uma vez, os vencedores foram Marlon Zanotelli (salto), João Victor Macari Oliva (adestramento e Carlos Parro (equitação).

João Victor Macari Oliva Adestramento Hipismo Prêmio Brasil Olímpico 2022
João e Escorial Horsecampline em ação no Mundial 2022 na Dinamarca (Foto: Luis Ruas)

Nessa quinta-feira (19), o COB divulgou a lista dos vencedores do Prêmio Brasil Olímpico em todas das 55 modalidades e os nomes dos indicados que concorrem ao título de Melhor Atleta do Ano. No hipismo, mais uma vez, os vencedores foram Marlon Zanotelli (Salto), João Victor Marcari Oliva (Adestramento) e Carlos Parro (Concurso Completo de Equitação – CCE). Os três cavaleiros colecionam vitórias na premiação, considerado o Oscar do esporte olímpico.

+ŁKS Łódź, da levantadora Roberta, vence na Liga dos Campeões

Pela sétima vez, João Victor Marcari Oliva, 26, recebe o “Oscar brasileiro” dos esportes na categoria Hipismo de Adestramento. Logo depois de registrar a maior nota do Brasil em Olimpíadas na edição de Tóquio e no Mundial Equestres, João conquistou bons resultados no circuito europeu.

Com isso, ingressou no seleto grupo dos top 50 no ranking mundial. Assim, consolidando-se como o principal representante brasileiro da categoria. João Victor Marcari Oliva é filho da ex-jogadora de basquete, Hortência Marcari, e foi vencedor em 2014/2015/2016/2017/ 2018/2021 e agora novamente em 2022.

Tri de Zanotelli

Repetindo o feito de 2019 e 2021, Marlon Modolo Zanotelli, 35, cearense radicado na Europa há 15 anos, campeão pan-americano individual e por equipes em Lima 2019, mais uma vez levou o prêmio na modalidade Salto. A conquista é fruto de resultados consistentes ao longo de toda temporada 2022. Assim, mantendo-se firme entre os top 10 do ranking mundial. Foram diversas as conquistas em GPs 5* na Europa. Entre outras, campeão no GP Troféu Genebra, bi no de GP Oslo, campeão no GP5* LGT Paris e vice no GP Lyon.

Marlon Zanotelli em sua montaria salta sobre obstáculo Troféu Genebra Prêmio Brasil Olímpico
Marlon Zanotelli em sua montaria salta sobre obstáculo Troféu Genebra (Foto: FEI/Leanjo de Kosta)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Conhecido como Cacá, Carlos Eduardo Parro, 43, foi o melhor no Concurso Completo de Equitação, categoria que ele também venceu em 2019/2016/2021. Radicado na Inglaterra há 20 anos, Parro integrou o time medalha de prata e foi bronze individual no Pan de Lima 2019. Além disso, foi bronze no hipismo por equipes no Pan do Rio-2007, prata por equipes no Pan de Toronto 2015. Ademais, em 2022, foi campeão sul-americano individual e por equipes, carimbando o passaporte do Brasil para o Pan 2023 no Chile.

Carlos-Parro-com-Goliath-HFI-em-acao-no-Mundial-2022-na-Italia-Hipismo-Santos-equitacao-PBO
Carlos Parro com Goliath HFI em ação no Mundial 2022 na Itália (Libby Law)

Sobre o PB

O processo para a escolha dos indicados a Melhor Atleta do Ano e dos melhores das modalidades foi realizada por um colégio eleitoral formado por jornalistas, dirigentes, a Comissão de Atletas do COB, patrocinadores, ex-atletas e personalidades do esporte. Ana Marcela Cunha (águas abertas), Rayssa Leal (skate) e Rebeca Andrade (ginástica artística) repetem a disputa de 2021 no feminino. Além disso, Alison dos Santos (atletismo), Filipe Toledo (surfe) e Isaquias Queiroz (canoagem velocidade) concorrem no masculino ao prêmio máximo da festa de gala do esporte brasileiro.

O público também poderá participar da escolha dos seus atletas favoritos no ano do Prêmio Brasil Olímpico. Já estão abertas as votações populares para o Atleta da Torcida e o Prêmio Inspire. Os perfis de todos os concorrentes estão no site pbo.cob.org.br – onde o internauta poderá deixar o seu voto.

Mais em Hipismo