Siga o OTD

Polo Aquático

Grummy admite que já esperava por adiamento do Pré-Olímpico

Capitão da seleção masculina de polo aquático prega paciência e adaptação após Pré-Olímpico Mundial ser adiado pelo coronavírus.

Grummy em ação pela seleção brasileira de polo aquático brasil
Grummy em ação pela seleção brasileira de polo aquático - Foto: Cristiane Mattos / Lima 2019

O surto de coronavírus já virou uma pandemia e o mundo do esporte olímpico, como não poderia ser diferente, foi atingido. Eventos cancelados ao redor do planeta, e o Pré-Olímpico Mundial de polo aquático também sucumbiu. O Brasil estava em preparação para a disputa e o capitão Grummy se mostrou calmo e nada surpreso com o adiamento.

“Esportes maiores já cancelaram eventos, acho que todos já estavam esperando, não tem ninguém triste ou feliz no grupo. A gente não tem como controlar essas coisas. Estava fora do nosso alcance.”

Nesta quinta-feira (12), a FINA, Federação Internacional de Natação, adiou a realização do Pré-Olímpico Mundial de polo aquático, que aconteceria em Roterdã, na Holanda, entre os dias 22 e 29 de março.

“Tem que saber lidar, ter calma, não adianta ficar remoendo, temos que agir dentro do possível. Cabe a nós esperar uma posição e acatar.”

A seleção brasileira masculina está em Barcelona, na Espanha, em fase de preparação justamente para o Pré-Olímpico, e agora espera uma orientação do COB e da CBDA para saber os próximos passos.

“A preparação foi muito boa, o COB e Confederação (CBDA) fizeram um trabalho conjunto. Íamos para a Itália também, mas por causa do coronavírus viemos treinar só na Espanha, um local ótimo também. A seleção vinha crescendo, fazendo amistosos com equipes espanholas, o quê fez melhorar o nosso ritmo, ganhando física e tecnicamente.”

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

No Pré-Olímpico Mundial de polo aquático, o Brasil está no Grupo A, ao lado de Turquia, Canadá, Montenegro e Grécia. No B estão, Croácia, Holanda, França, Rússia, Alemanha e Romênia. Os quatro primeiros de cada grupo avançam às quartas de final, sendo que os três primeiros colocados ao fim da competição ficam com as vagas para Tóquio 2020.

“Agora, infelizmente foi adiado. E se o torneio vai acontecer no fim de maio ou não, nós temos que estar preparados. Temos que ver se teremos mais períodos de treinos como agora, mas o que ficou para trás, ficou. É fato que não jogaremos mais na data esperada e vamos ter que nos adaptar. As outras seleções também foram afetadas, não foi só a gente.”

Ainda na mesma linha de raciocínio, o treinador da seleção, André Avallone, comentou sobre o adiamento do Pré-Olímpico Mundial. “Nós já estávamos esperando que isso acontecesse. Aqui na Espanha estamos vivendo um momento de caos, hospitais lotados, pessoas fazendo compras gigantescas nos supermercados, clubes fechados. Hoje nós tínhamos treinos marcados e foram cancelados. Então acho que não faz sentido ter a competição, é um risco. Estamos esperando o COB fazer a nossa volta para o Brasil, todos bem. Quanto à preparação depois daqui, ainda estamos discutindo e ainda é muito cedo para decidir alguma coisa”.

Mais em Polo Aquático