Siga o OTD

Política esportiva

População francesa apoia novos esportes para Paris-2024

Pesquisa feita por instituto francês aponta ampla aceitação às modalidades adicionais, entre elas o polêmico breakdancing

Logo oficial da Olimpíada e Paralimpíada de Paris-2024, na França (Crédito: Divulgação)

A divulgação das quatro novas modalidades indicadas para compor o programa esportivo da Olimpíada de Paris-2024 teve uma receptividade altamente positiva junto à população da França.

Pesquisa organizada pelo IFOP (Instituto Francês de Opinião Pública) aponta que 79% da população da França aprova a escolha do skate, surfe, escalada esportiva e breakdancing como as modalidades indicadas para os Jogos de 2024.

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog Laguna Olímpico no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Clique e siga

Estes esportes passarão por uma avaliação do Comitê Executivo do COI (Comitê Olímpico Internacional), entre 26 e 28 de março. Em junho próximo, as indicações serão submetidas à aprovação provisória durante a Assembleia Geral da entidade. A confirmação oficial das novas modalidades acontecerá após reunião do Comitê Executivo em dezembro de 2020.

Curiosamente, a pesquisa indica que o objetivo dos organizadores de Paris-2024 em engajar um público mais jovem a evento, foi alcançado pela escolha destas modalidades.

Entre a parcela que aprovou a escolha das quatro modalidades, 89% encontra-se na faixa etária dos 15 aos 25 anos.

Jogos inclusivos

Outro dado apontado pela pesquisa do IFOP é a sensação, na população francesa, de que os Jogos de 2024 serão “inclusivos”. A ideia original é que a Olimpíada francesa permita a participação de pessoas comuns em alguns eventos oficiais.

Entre eles, estaria a possibilidade de um cidadão comum participar da maratona, ao lado do pelotão de elite. Algo que já ocorre normalmente em maratonas no mundo todo.

Este engajamento também poderia acontecer em novos eventos propostos pelas federações internacionais. Uma prova de vela que tivesse participação popular é algo imaginado pelos organizadores.

Pela pesquisa, 76% dos entrevistados co concordam com essa visão mais engajada dos Jogos. Destes, 89% pertence à faixa etária que o COI (Comitê Olímpico Internacional) sonha em atrair cada vez mais: entre 15 e 25 anos.

VEJA TAMBÉM:

Grupo feminista pede direitos iguais para atletas muçulmanas em Paris-2024 
Paris-2024 divulga programa esportivo da Paralimpíada 
Breakdancing olímpico? A polêmica opção urbana do COI para ‘salvar’ a Olimpíada 
Festa para Paris-2024 e LA-2028 é justa, mas não resolve os problemas do COI

Mais em Política esportiva