Siga o OTD

Pan 2019

Seleção de judô vai ao Pan-Americano com time jovem

Seleção que vai ao Pan tem dez estreantes entre os catorze convocados. Mayra Aguiar, Rafaela Silva, Rafael Silva e Natália Brígida são os principais nomes

Larissa Pimenta, apesar de nova já vem se destacando na seleção adulta (IJF/arquivo)

Saiu a lista de convocados da seleção brasileira de judô para o Pan Americano de Lima. Os principais nomes, confirmados nesta segunda (27), são Mayra Aguiar, Rafaela Silva, Rafael Silva e Nathália Brígida e eles vão capitanear um time cheio atletas jovens que, além de competir, vão a Lima ganhar experiência neste tipo de competição.

Os estreantes são Larissa Pimenta (52kg), Alexia Castilhos (63kg), Ellen Santana (70kg), Beatriz Souza (+78kg), Renan Torres (60kg), Daniel Cargnin (66kg), Jefferson Santos (73kg), Eduardo Yudi (81kg), Rafael Macedo (90kg) e Leonardo Gonçalves (100kg). Mayra compete nos 78kg e Rafaela, nos 57kg. Rafael Silva luta nos +100kg e Nathália Brígida é da categoria até 48kg.

A média de idade do time completo é de 23,7 anos. Se contar apenas os 10 estreantes, cai para 21,8. O mais velho é o Rafael Silva, o único com mais de 30 anos (32). Rafaela e Mayra têm 27, e Nathália, 26. Os mais novos têm 20 anos: Larissa Pimenta, Renan Torres e Jefferson Santos.

Campeã olímpica e mundial, Rafaela ainda não tem o ouro Pan-Americano (IJF/arquivo)

Dos novos nomes, Larissa Pimenta é a que mais se destaca, apesar de estar no primeiro ano com a seleção adulta. Em nove torneios desde janeiro, foi sete vezes ao pódio vencendo os três contineitais que participou. O resultado de maior expressão foi o bronze no Grand Slam de Baku, no dia 10.

Em relação à seleção que foi para Toronto 2015, só Mayra, Rafaela e Nathália vão para a edição de Lima.

“Jogos são uma coisa diferente, uma atividade multidesportiva. Tem a vila, almoço dentro da vila com convivência com atletas de outras modalidades, grandes ídolos, e isso mexe muito com o atleta”, explica Ney Wilson, gestor de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Judô. “Essa experiência é importante porque a briga pela vaga olímpica está aí e dar experiência para essa garotada sempre será importante”, completou, durante apresentação da lista de convocados.

O judoca Flávio Canto, que apresentou os convocados ao lado de Ney Wilson, acrescentou: “é uma grande experiência para quem quer ir a uma Olimpíada. Tem a vila pan-americana, a energia é diferente, a pressão é maior, você tem muito mais imprensa em cima e, para quem não está acostumado, é uma experiência fundamental”, complementou o ex-atleta, que tem em seu currículo quatro participações em Pans  e duas em Jogos Olímpicos.

Apesar de já serem multicampeãs, Rafaela Silva e Mayra Aguiar nunca foram ouro em um Pan-Americano. Mayra tem duas pratas e um bronze e Rafaela uma prata e um bronze. Nathália Brígida tem um bronze e Rafael Silva uma prata.

Rafael Silva é o único do time masculino que já disputou um Pan IJF/arquivo)

Complicadores

A lista final foi definida após as disputas do Campeonato Pan-Americano e da Copa Pan-Americana de Judô de 2018 e 2019, eventos que distribuíram pontos classificatório para os Jogos.

“A grade dificuldade de formar essa equpe é que tinha um ranking paralelo, um ranking Pan-Americano. E esse ranking Pan-Americano é diferente do ranking olímpico, é diferente do ranking mundial. E os eventos no ranking Pan Americano nem todos contam ponto para o Ranking Olímpico”, explicou Ney Wilson.

“A equipe é jovem, mas já tem rodagem. É, praticamente, a base da seleção que vai ao Campeonato Mundial e da que foi ao Campeonato Pan-Americano Sênior deste ano”, completou o gestor.

Pan-Americano encavala no Mundial

Além do ranking, o calendário do Pan-Americano este ano foi um complicador na definição do time, pois ele encavala com a preparação para o Mundial de Tóquio, que vai de 25 a 31 de agosto. O calendário do judô no Pan vai de seis a 11 de agosto, e os atletas que disputarão o mundial vão direto de Lima para a capital japonesa. Ou seja, devem ficar cerca de um mês fora.

+ Mirando Tóquio, CBJ reclama do calendário do Pan

Por conta disso Ney Wilson explica que foi dada aos atletas a opção de não ir ao Pan para focar somente no Mundial. Os pesados David Moura e Maria Suelen Altheman, além da médio Maria Portela optaram por não ir.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Pan 2019