Siga o OTD

Pequim 2022

Cristian Ribera e Aline Rocha ficam no Top 10 do paraesqui cross-country

Cristian Ribera e Aline Rocha são Top 10 no Sprint do paraesqui cross-country nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022

Cristian Ribera Paraesqui Cross-country Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022
Cristian Ribera e Aline Rocha conquistam Top 10 na prova de Sprint do paraesqui cross-country (Ale Cabral/CPB)

A medalha paralímpica de inverno segue como um sonho para o time brasileiro. Mas enquanto ela não chega, o país segue acumulando resultados na parte de cima da tabela. Cristian Ribera e Aline Rocha conquistaram o Top 10 em suas provas de Sprint na categoria Sitting do paraesqui cross-country.

A competição foi realizada na madrugada do dia 9 de março no horário brasileiro. Ambos passaram pela classificatória e chegaram à bateria semifinal. Cristian foi o nono colocado; Aline terminou na décima posição na classificação final.

+ Guia dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022
+ Agenda dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022
+ Todas as notícias sobre Pequim 2022

+ Quadro de Medalhas de Pequim 2022

A expectativa maior estava em torno de Cristian Ribera. Em janeiro de 2022, ele sagrou-se vice-campeão mundial nessa mesma prova – foi a primeira medalha do Brasil em um Mundial olímpico ou paralímpico de inverno. No Sprint em Pequim, ele ainda foi o quinto colocado na classificatória.

Os outros três brasileiros não conseguiram avançar às baterias finais. Guilherme Rocha foi o 18º colocado com 2min34seg19 no tempo fatorado. Robelson Lula terminou em 21º com 2min36seg77, enquanto que Wesley dos Santos foi o 24º com 2min39seg14. Ao todo, 36 atletas participaram da prova e só os 12 primeiros avançavam.

Aline Rocha repete Top 10 entre as mulheres

A brasileira Aline Rocha também teve um bom desempenho na madrugada do dia 9 de março. Depois de ter ficado na sétima posição da prova de longa distância, a atleta voltou a repetir o Top 10 com a 10ª colocação no Sprint da categoria sitting.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na classificatória, Aline Rocha terminou na nona colocação com 2min59seg49 no tempo fatorado e fez companhia ao Cristian Ribera como representante do Brasil na segunda parte da prova. Em sua bateria semifinal, contudo, ficou na quinta posição entre as seis participantes e não avançou à decisão.

Mesmo assim, a décima colocação na classificação final já é um desempenho bem melhor do que o registrado pela Aline há quatro anos. Nos Jogos Paralímpicos de PyeongChang, em 2018, a brasileira foi a 22ª colocada na prova de Sprint. Ou seja, melhorou 12 posições neste ciclo.

Aline Rocha Paraesqui Cross-Country Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022
Aline Rocha avançou à semifinal e ficou na décima posição do Sprint na categoria Sitting (Ale Cabral/CPB)

Cristian Ribera e time brasileiro ainda competem na média distância

O desempenho da equipe de paraesqui cross-country do Brasil na prova de Sprint foi positivo, mas os atletas ainda têm mais um compromisso nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022. O país ainda vai disputar a prova de média distância na categoria sitting na madrugada de 12 de março, a partir das 1h30.

Cristian Ribera lidera novamente o time masculino na prova de 10km. Ele continua no grupo de possíveis medalhistas. Já Aline Rocha vai competir nos 7,5km feminino, com largada prevista às 1h50. Foi nessa prova que ela conseguiu seu melhor resultado em PyeongChang 2018.  

Já no dia 13 de março, acontecem as duas provas de revezamento: o misto (com combinação de gêneros) e o aberto (com diferentes categorias). Entretanto, como o Brasil só tem uma atleta feminina e todos são da categoria sitting, precisa de autorização da organização da prova para poder competir.  

Mais em Pequim 2022