Siga o OTD

Pequim 2022

China ganha mais dois ouros no paraesqui cross-country

Surpresa antes dos Jogos Paralímpicos de Inverno, a China volta a mostrar sua força e ganha mais dois ouros no paraesqui cross-country

Zheng Peng Paraesqui cross-country Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022
Zheng Peng dominou a prova de Sprint no paraesqui cross-country e ganhou o segundo ouro em Pequim (Lintao Zhang/Getty Images)

A China confirmou seu “favoritismo surpreendente” no segundo dia de disputa do paraesqui cross-country. O país, que se mostrou dominante desde o início dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022, conquistou mais duas medalhas douradas nas provas de Sprint realizadas na madrugada do dia 9 de março.

Destaque para Zheng Peng, que dominou a categoria Sitting masculina do início ao fim e conquistou seu segundo título paralímpico na neve chinesa. Antes, ele já havia vencido a prova de longa distância. Aliás, o pódio voltou a se repetir na bateria final. Ele ficou à frente de seu compatriota Mao Zhongwu, prata, e do canadense Collin Cameron, bronze.

+ Guia dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022
+ Agenda dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022
+ Todas as notícias sobre Pequim 2022

+ Quadro de Medalhas de Pequim 2022

A chinesa Yang Hongqiong também conquistou o segundo ouro no paraesqui cross-country dos Jogos de Pequim 2022. Ela venceu a categoria Sitting feminina, também repetindo o pódio da longa distância. A estadunidense Oksana Masters foi a segunda e a chinesa Li Panpan foi a terceira.

Mas também teve espaço para uma campeã inédita. A austríaca Carina Edlinger, guiada por Josef Lorenz, foi a medalhista de ouro na categoria Visually Impaired feminina. Aos 23 anos, ela conquistou seu primeiro título paralímpico e ficou à frente da ucraniana e multimedalhista Oksana Shyshkova e da alemã Linn Kazmaier.

Canadá também consagra atletas bicampeões em Pequim 2022

Não foi só a China que teve atletas conquistando a segunda medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Pequim 2022. O Canadá também confirmou a boa fase na competição e teve dois representantes no lugar mais alto do pódio no Sprint.

Depois de vencer a prova de longa distância, o veterano Brian McKeever, 42 anos, foi o campeão do paraesqui cross-country no Sprint para deficientes visuais. Jake Adicoff, dos Estados Unidos, e Zebastian Modin, da Suécia, ficaram com a prata e bronze.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na categoria Standing feminino, a nova Natalie Wilker, 21, também foi bicampeã paralímpica ao vencer a bateria final do Sprint. A norueguesa Vilde Nilsen, especialista em provas rápidas, foi a segunda colocada e a estadunidense Sydney Peterson completou o pódio.

Por fim, o francês Benjamin Daviet foi o campeão do Standing masculino. Ele superou o alemão Marco Maier, medalhista de prata, e o ucraniano Grygorii Vovchynskyi, bronze.

Paraesqui cross-country tem mais uma prova individual

Ainda resta mais uma disputa individual do paraesqui cross-country nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022. Os atletas das três categorias participam da prova de média distância a partir das 23h do dia 11 de março no horário brasileiro.

Além disso, a partir das 23h de 12 de março (o último dia de competições), acontecem os dois revezamentos. Primeiro tem o revezamento misto (com combinação de gêneros) 4 x 2,5km. Na sequência, acontece o revezamento aberto (que mescla diferentes categorias).

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Pequim 2022