Siga o OTD

Pequim 2022

Sem Rússia, Ucrânia domina primeiro dia do Parabiatlo

País europeu invadido por russos mostra força na modalidade com sete medalhas e lidera Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022

Vitalyi Lukianenko Parabiatlo Ouro Jogos Paralímpicos de Pequim 2022
Vitalyi Lukianenko foi um dos destaques da Ucrânia no primeiro dia do Parabiatlo (Getty Images)

O conflito entre Rússia e Ucrânia tinha tudo para extrapolar o universo da guerra e invadir o terreno esportivo nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022. Mas a suspensão de atletas russos abriu para caminho para que ucranianos brilhassem no primeiro dia do Parabiatlo na madrugada de 4 para 5 de março no horário brasileiro.

A equipe da Ucrânia conquistou sete medalhas das 18 disponíveis entre homens e mulheres nas três categorias da modalidade (sitting, standing e visually impaired). Foram três ouros, três pratas e um bronze nas provas de Sprint, o suficiente para garantir a liderança no quadro de medalhas da disputa.

+ Guia dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022
+ Agenda dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022
+ Todas as notícias sobre Pequim 2022

Os ucranianos dominaram a prova masculina do Parabiatlo para deficientes visuais e varreram o pódio. Vitaliy Lukyanenko foi o campeão com o guia Borys Babar, seguido por Oleksandr Kazik (guia Serhii Kucheriavyi) e Dmytro Suiarko (guiado por Oleksandr Nikonovych).

As outras medalhas de ouro da Ucrânia vieram na categoria standing masculino com Grygorii Vovchynskyi e na disputa feminina de visually impaired com Oksana Shyshkova. A modalidade retorna apenas na madrugada do dia 7 para o dia 8 de março com as provas de média distância nas três categorias.

China ganha dois ouros no Parabiatlo

País-sede dos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2022, a China surpreendeu e conquistou suas primeiras medalhas de ouro na competição. A delegação ocupa a segunda posição no quadro de medalhas com dois ouros, três pratas e três bronzes. Foi quem mais ganhou medalhas no primeiro dia.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Os dois triunfos chineses vieram justamente no Parabiatlo. Yujie Go foi a campeã da categoria standing entre as mulheres. Já Zixu Liu desbancou os favoritos ucranianos e foi o primeiro colocado no sitting masculino. A China ainda ganhou mais uma prata e dois bronzes na modalidade.

O desempenho surpreende porque a China não possuía um retrospecto positivo nos Jogos Paralímpicos de Inverno. Antes de 2022, o país tinha apenas uma medalha na história da competição: o ouro da equipe de curling de cadeira de rodas em PyeongChang/2018.

Zixu Liu Parabiatlo Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022
Zixu Liu conquista uma das duas medalhas de ouro da China em Pequim 2022 (Getty Images)

Candidata a estrela, Oksana Masters leva primeira medalha de ouro

Candidata a ser uma das estrelas dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022, a estadunidense Oksana Masters conquistou sua primeira medalha de ouro na competição. Ela venceu a categoria sitting do Parabiatlo no Sprint e conquistou seu primeiro título paralímpico na modalidade.

Essa foi a 11ª medalha da atleta dos Estados Unidos em Jogos Paralímpicos de Verão e de Inverno. Ao todo, ela já tinha duas pratas no Biatlo, cinco medalhas no esqui cross-country (dois ouros, uma prata e dois bronzes), um bronze no remo e dois ouros no ciclismo.

Além dos feitos esportivos, a trajetória de vida de Oksana Masters também chama a atenção. Ela nasceu em 1989 na então União Soviética com sérios problemas decorrentes da radiação de Chernobyl. Foi abandonada pelos pais biológicos e viveu em orfanatos até os sete anos de idade na Ucrânia até ser adotado pelo estadunidense Gay Masters.

Mais em Pequim 2022