Siga o OTD

Pequim 2022

Encontro de gerações abre disputa do paraesqui alpino em Pequim 2022

Eslovaca Henrieta Farkašová, 35 anos, conquista o 10º ouro paralímpico enquanto que austríaco Johannes Aigner, 16, vence em sua estreia

Henrieta Farkašová Paraesqui Alpino Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022
Henrieta Farkašová (foto), 35, conquista o décimo ouro, mas Johannes Aigner, 16, vence em sua estreia paralímpica (Getty Images)

O primeiro dia do paraesqui alpino nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022 trouxe um embate de gerações. Enquanto alguns nomes já conhecidos da modalidade ampliavam seu domínio, outros já estreavam com força. O Downhill foi a prova de abertura para as três categorias (sitting, standing e visually impaired) na madrugada de 4 para 5 de março.

Esse duelo foi simbolizado em dois nomes. Aos 35 anos, Henrieta Farkašová, da Eslováquia, conquistou sua décima medalha de ouro paralímpica na modalidade. Com o guia Martim Motyka, ela venceu a prova de deficientes visuais e espera repetir o desempenho de PyeongChang. Na ocasião, ganhou quatro dos cinco ouros disponíveis.

+ Guia dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022
+ Agenda dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022
+ Todas as notícias sobre Pequim 2022

Quase duas décadas mais novo, o austríaco Johannes Aigner, 16, foi o destaque masculino entre os deficientes visuais no downhill do paraesqui alpino. No Mundial, em janeiro de 2022, ele conquistou dois ouros e duas pratas. Agora, em sua estreia paralímpica, já alcança sua primeira medalha dourada com o guia Matteo Fleischmann.

A modalidade não tem descanso e retorna já no segundo dia dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022. Os atletas competirão no Super G nas três categorias na madrugada de 5 para 6 de março no horário brasileiro.

Paraesqui alpino tem equilíbrio entre os países

Diferentemente do Parabiatlo, em que mais da metade das medalhas ficou concentrada entre Ucrânia e China, aqui o equilíbrio foi bem maior. Doze países diferentes conquistaram as 18 medalhas distribuídas no primeiro dia da modalidade. Os seis ouros ficaram com seis nações diferentes.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Apenas Áustria, Canadá, França, Japão e China conquistaram mais de um pódio no Downhill. O time chinês, aliás, foi o único com três medalhas, curiosamente todas com as mulheres. Daqing Zhu no Visually Impaired e Mengqiu Zhang no standing ficaram com a prata, e Sitong Liu no sitting foi bronze.

Já o neozelandês Corey Peters, que tinha uma prata e um bronze, ganhou sua primeira medalha dourada no paraesqui alpino com a vitória no sitting masculino. Situação semelhante do francês Arthur Bauchet, que tinha quatro medalhas de prata em PyeongChang 2018 e finalmente alcançou a primeira posição nos Jogos Paralímpicos de Inverno em Pequim 2022.

Johannes Aigner Paraesqui Alpino Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022
Johannes Aigner comemora o ouro com seu guia Matteo Fleischmann (Getty Images)

Mais em Pequim 2022