Siga o OTD

Pequim 2022

Manex Silva é 1º brasileiro a competir no esqui cross-country, neste domingo

Aos 19 anos, Manex é o primeiro brasileiro a se classificar para os Jogos no esqui cross-country. Ele estreia neste domingo (6)

Manex Silva estreia domingo em Pequim 2022
Anders Pettersson/COB

Neste domingo (6), o Brasil estreia no esqui cross-country em Pequim-2022. Manex Silva, de 19 anos, será o primeiro atleta do país a competir na modalidade, que tem representantes brasileiros nos Jogos Olímpicos de Inverno desde Salt Lake-2002. Ele irá estrear na inédita prova de esquiatlo, que combina os dois estilos de esquiar, o clássico e skating, percorrendo uma distância de 15km em cada um. Isso representa quatro voltas no circuito no Centro Nacional de Esqui Cross-Country, em Zhangjiakou. 

“É uma prova nova para mim e que vai exigir muito. Vamos fazer os primeiros 15km, trocamos de esquis, botas e bastões e começamos os outros 15km. O meu foco maior é no Sprint, fiz minha primeira prova de 50km ano passado. Mas como ganhei o direito de participar das quatro competições, vou fazer todas”, explicou Manex. Jaqueline Mourão e Eduarda Ribera, as outras representantes do Brasil no esqui cross-country, fazem a primeira competição no próximo dia 08.  

+Assista ao vivo
+Quadro de medalhas
+Guia dos Jogos
+Agenda de competições
+Todas as notícias

+Resumo do dia

Quando diz que ganhou o direito, ele não está exagerando. Pela primeira vez na história, um atleta brasileiro do esqui cross-country conseguiu se classificar para os Jogos Olímpicos com o índice A, abaixo dos 100 pontos FIS. Manex Silva foi, inclusive, o primeiro a conseguir tal feito. Aos 19 anos, ele já tem outras grandes marcar como o top-40 nos Jogos Olímpicos da Juventude Lausanne-2020, o melhor sul-americano na competição. Apesar das marcas expressivas ainda jovem, Manex sabe que ainda tem uma jornada de evolução pela frente. 

“O nível do esqui cross-country no Brasil está cada vez mais elevado, não só pelos meus desempenhos, mas também pelos outros atletas que estão treinando muito e competindo cada vez melhor. Foi muito bom ter um adversário como o Steve (Hiestand) na busca pela vaga em Pequim-2022. Então apesar de não termos nos visto muito durante a temporada, porque participamos de competições diferentes, a verdade é que ter um bom adversário te motiva mais a alcançar o objetivo”, disse o atleta.

História do Brasil

Em termos de posição final, os melhores resultados do Brasil na modalidade são de Franziska Becskehazy, nos 10km, e Alexandre Penna, nos 50km, ambos em 57º em Salt Lake-2002. Mas como o número de atletas era menor em 2002, é preciso analisar os pontos FIS.

Nesse caso, os melhores desempenhos no Distance são, então, de Jaqueline Mourão e Leandro Ribela em Vancouver-2010 com 172,88 e 238,02, respectivamente. Os dois também possuem a melhor pontuação no Sprint, ambas em Sochi-2014, com 242,73 para Mourão e 303,93 para Ribela. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Para mim, estar em Pequim-2022 é uma etapa do meu processo de desenvolvimento. Ainda tenho muito trabalho por fazer. Sei que sou muito novo e ainda não estou no nível dos melhores. Mas acredito que com muita dedicação, foco e treino, chegarei a um patamar mais alto daqui a alguns anos”, comentou. Nada mal pra quem se habituou ao frio e à neve, tendo saído do coração da Floresta Amazônica.

[show-logos orderby=’none’ category=’pequim-2022′ activeurl=’same’ style=’none’ interface=’grid6′ tooltip=’false’ description=’true’ limit=’0′ padding=’0′ filter=’false’ class=’grid-guia’ ]

Mais em Pequim 2022