Siga o OTD

Pequim 2022

Confira algumas marcas a serem quebradas na China

Entre os milhares de atletas que competirão nos Jogos de Inverno estão várias estrelas que buscam romper com próprias marcas

Sven Kramer Jogos de inverno patinação velocidade pequim 2022
Sven Kramer (Getty Images)

Os Jogos de Inverno de Pequim 2022 começam oficialmente na sexta-feira (4), com a Cerimônia de Abertura marcada para às 9h pelo horário de Brasília. Na prática, porém, a Olimpíada começou na manhã brasileira desta quarta (2) com disputas de curling. Sendo assim, daqui até o dia 20 de fevereiro, data do encerramento, alguns atletas têm um encontro com a quebra de recordes. Confira abaixo alguns deles.

+ Confira o guia completo dos Jogos Olímpicos de Inverno

O japonês Hanyu Yuzuru tornou-se em PyeongChang 2018 apenas o quarto atleta da patinação artística a ganhar duas medalhas de ouro consecutivamente em Jogos de Inverno, a primeira em Sochi 2014. Em Pequim 2022, ele tentará ser o primeiro homem desde o sueco Gillis Grafström, em 1928, a conquistar um terceiro título seguido. Hanyu foi, ainda, o primeiro asiático a ganhar o ouro olímpico e o mais jovem campeão de patinação masculina desde 1948.

Na patinação velocidade, Sven Kramer, da Holanda, é o atleta mais condecorado da história da modalidade. Tem nove medalhas, sendo quatro delas de ouro, em quatro edições de Jogos de Inverno. Em Pyeongchang 2018, ele superou Ivar Ballangrud e Clas Thunberg para liderar sua entrada nos livros de recordes da história. Também tornou-se o único patinador de velocidade masculino a vencer o mesmo evento três vezes quando triunfou nos 5.000 m para somar aos títulos de Vancouver 2010 e Sochi 2014.

Snowboard

Ester Ledecka, da República Tcheca, passou a ser em PyeongChang 2018 apenas a terceira atleta a ganhar medalhas de ouro em dois esportes diferentes em uma única edição de Jogos de Inverno. Ela entrou no livro dos recordes quando liderou o Super-G antes de levar o slalom gigante de snowboard. Aliás, foi a primeira vez que alguém ganhou dois ouros nos mesmos Jogos de Inverno usando dois tipos diferentes de equipamentos. Em Pequim, ela pode se tornar a primeira atleta a ganhar ouro em diferentes esportes pela segunda vez.

Ester Ledecka snowboard Jogos de inverno pequim 2022
Ester Ledecka (Getty Images)

No snowboard masculino, Shaun White, dos Estados Unidos, conquistou o inédito tricampeonato olímpico em PyeongChang 2018. O norte-americano já havia levado o ouro em Turim 2006 e Vancouver 2010, e agora buscará em Pequim 2022 somar quatro título. A companheira de equipe dos EUA Jamie Anderson é o segunda na classificação de medalhas de todos os tempos, com duas de ouro e uma de prata no slopestyle e big air.

Curling e esqui cross-country sueco

No curling, a equipe sueca feminina busca em Pequim 2022 a sexta medalha em Jogos de Inverno, a quarta de ouro. São as atuais campeãs e podem estender os dois recordes, já que a segunda maior vencedora é a seleção do Canadá com dois títulos. Outra representante da delegação sueca que promete brilhar é Charlotte Kalla, do esqui cross-country. Em PyeongChang 2018, ela passou a ser a primeira atleta a ganhar três medalhas consecutivas nos 10km livres. Bjørn Dæhlie ganhou dois títulos consecutivos durante os três Jogos em que o evento foi disputado por homens, enquanto Marit Bjorgen ganhou prata em Turim 2006 e bronze em 2010 e 2018.

Curling Suécia Jogos de inverno patinação velocidade pequim 2022
Seleção feminina de curling da Suécia (Getty Images)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Luge

Por fim, a alemã Natalie Geisenberger é a atleta feminina de luge mais condecorada da história olímpica, com cinco medalhas, quatro delas de ouro, em três edições de Jogos de Inverno. Geisenberger ganhou o bronze nas simples em Vancouver 2010 antes de ganhar o ouro nas simples e revezamento por equipes em Sochi e PyeongChang. Em Pequim, ela pode estender ainda mais seu legado de recordes.

Mais em Pequim 2022