Siga o OTD

Pequim 2022

Guia da patinação artística nos Jogos Olímpicos de Inverno

Confira o guia completo sobre as disputas de patinação artística nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022, que vai acontecer de 4 a 19 de fevereiro

2022 Getty Images

Patinação artística nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022

Assista ao vivo

01h00 – Patinação Artística – Exibição de gala

Pares

🥇 Sui Wenjing/Han Cong 🇨🇳
🥈 Evgenia Tarasova/Vladimir Morozov 🇷🇺
🥉 Anastasia Mishina/Aleksandr Galliamov 🇷🇺

08h00 – Patinação Artística – Pares – Programa livre
07h30 – Patinação artística – Pares – Programa curto

Individual feminino

🥇 Anna Schcherbakova 🇷🇺
🥈 Alexandra Trusova 🇷🇺
🥉 Kaori Sakamoto 🇯🇵

07h00 – Programa livre
7h00 – Programa curto

Dança no gelo – Programa livre

🥇 Gabriela Papadakis/Guillaume Cizeron 🇫🇷
🥈Victoria Sinitsina/Nikita Katsalapov 🇷🇺
🥉Madison Hubbel/Zachary Donohue 🇺🇸

Dança no gelo – Dança rítmica

Individual masculino

🥇 Nathan Chen 🇺🇸
🥈 Yuma Kagiyama 🇯🇵
🥉 Shoma Uno 🇯🇵

Programa Livre
Programa curto

Equipe mista

🥇 Rússia 🇷🇺
🥈 Estados Unidos 🇺🇸
🥉 Japão 🇯🇵

22h15 – Patinação artística por equipes – Patinação em Pares – Patinação Livre
23h30 – Patinação artística por equipes – Dança no Gelo – Dança Livre
00h35 – Patinação artística por equipes – Patinação Individual Feminino – Patinação Livre
Patinação artística por equipes – Individual feminino – programa curto
Patinação artística por equipes – Individual masculino – Patinação livre

Calendário

A Patinação Artística em Jogos Olímpicos de Inverno

Com apenas 18 anos e recém-formado em Harvard, o americano Dick Button levou o ouro na patinação artística, feito que repetiria nos Jogos seguintes, em Oslo-1952 (Crédito: COI)

A Patinação Artística esteve em duas edições dos Jogos Olímpicos de Verão: em 1908, em Londres, Reino Unidos, e em 1920, em Antuérpia, na Bélgica. Com a criação dos Jogos de Inverno em 1924, em Chamonix, na França, passou a fazer parte da competição já com as disputas masculina, feminina e pares. A Dança no Gelo entrou em 1976, na edição de Innsbruck, na Áustria.

A origem da patinação artística remonta à Antiguidade, mas se consolidou como esporte no século 19. Atualmente, os atletas realizam duas apresentações e recebem notas de acordo com os saltos, a habilidade técnica e a performance artística. Vence quem tiver a maior nota na somatória das duas exibições.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

As disputas

Patinação artística nos jogos olímpicos de inverno de pequim
(2021 Getty Images)

Nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022, a patinação artística terá cinco provas: individual masculino e feminino, pares, dança no gelo e o evento misto por equipes. A primeira apresentação é conhecida como “programa curto” (ou dança rítmica, no caso da Dança no Gelo) e apresenta requisitos obrigatórios para os competidores. Já a segunda exibição é o “programa longo” ou “livre” (dança livre, na Dança no Gelo) e o atleta possui mais liberdade para fazer seus elementos. Já a competição por equipes soma as apresentações de todos os atletas.

Local de competição

As apresentações da Patinação Artística acontecerão no ginásio Capital Indoor, que abrigou a disputa do vôlei nos Jogos de Verão de 2008. As primeiras exibições ocorrem já no dia 3 de fevereiro, a partir das 23h com a prova por equipes. As primeiras medalhas serão conhecidas na madrugada de 6 para 7 de fevereiro, às 0h30.

Fique de Olho!

foto dos dois favoritos masculinos para os jogos olímpicos de pequim na patinação artística
A rivaldade entre Yuzuru Hanyu e Nathan Chen começou em 2017 (2017 Getty Images)

O japonês Yuzuru Hanyu, bicampeão olímpico da patinação artística, busca o tricampeonato nos Jogos de Inverno de Pequim 2022. Mais do que isso: ele quer ser o primeiro atleta a executar um quádruplo axel, o salto mais difícil do esporte. O estadunidense Nathan Chen vai ser um rival de peso nesse objetivo. Nas mulheres, a atenção vai para a jovem equipe do Comitê Olímpico Russo. A principal estrela é Kamila Valieva, de apenas 15 anos. Suas companheiras Alexandra Trusova e Anna Shcherbakova também são favoritas.

O Brasil na Patinação Artística

Isadora Willians nos jogos olímpicos de inverno
(AFP PHOTO / Roberto SCHMIDT)

Após duas edições, o Time Brasil não terá representantes na Patinação Artística nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022. Isadora Williams, principal nome do país no esporte, tentou a classificação, mas teve dificuldades em sua preparação e não conseguiu uma das seis cotas distribuídas no Troféu Nebelhorn de 2021.

Isadora foi a responsável por colocar o Brasil no mapa da Patinação Artística. Em 2014, ela conseguiu a classificação olímpica inédita nos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, na Rússia. Quatro anos depois, se tornou na primeira sul-americana a avançar para o programa longo e conquistou a 24ª colocação.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Pequim 2022