Siga o OTD

Pequim 2022

Confira nomes que prometem dar espetáculo nos Jogos de Inverno

O Time Brasil será representado por onze atletas em três modalidades. Além deles, vale ficar de olho em alguns destaques internacionais dos esportes de neve e também de gelo

Wu Dajing patinação de Velocidade em Pista Curta Jogos de Inverno Pequim 2022 destaques
Wu Dajing, chines da patinação de velocidade (Getty Images)

Os Jogos de Inverno Pequim 2022 estão prestes a começar. A Cerimônia de Abertura está marcada para sexta-feira (4), às 9h de Brasília, no Estádio Nacional, o antigo Ninho do Pássaro, onde foi realizada a abertura dos Jogos de Verão de 2008. O Time Brasil será representado por onze atletas em três modalidades: cinco no bobsled, três no esqui cross country, e um no esqui alpino, esqui estilo livre moguls e no skeleton. Além deles, vale ficar de olho em alguns destaques internacionais dos esportes de neve e também de gelo.

+Tudo sobre os Jogos Ol[impicos de Inverno

Esqui alpino

No esqui alpino, por exemplo, olho em Sofia Goggia, italiana de 29 anos que competirá em Pequim 2022 no downhill feminino. Ela conquistou o ouro na modalidade em PyeongChang 2018. Infelizmente, Goggia se lesionou em uma corrida em janeiro em Cortina d’Ampezzo, deixando o mundo esperando se ela estará pronta para a disputa olímpica na China.

Sofia Goggia esqui alpino Jogos de Inverno Pequim 2022 destaques
Sofia Goggia (Getty Images)

Já Mikaela Shiffrin, dos Estados Unidos, adquiriu status lendário nas pistas com suas performances no cenário mundial, conquistando mais de 70 vitórias na Copa do Mundo da modalidade. Em Pequim, aos 26 anos, tem a chance de garantir a terceira medalha de ouro Olímpica consecutiva, depois de conquistar em Sochi 2014 no slalom feminino e quatro anos mais tarde, em em PyeongChang, no slalom gigante.

Ester Ledecká, hoje também com 26 anos, se tornou em em PyeongChang 2018 a primeira mulher na história dos Jogos Olímpicos de Inverno a ganhar duas medalhas de ouro usando dois equipamentos diferentes, esquis e snowboard, e também a segunda a ganhar ouro em duas disciplinas distintas. A tcheca planeja competir nos dois esportes na China, além de defender títulos no slalom gigante paralelo e no Super-G.

Esqui estilo livre

Aqui, dois destaques. Ailing Gu, chinesa de apenas 18 anos, e o canadense Mikaël Kingsbury, de 29. Ailing Gu, recém-chegada de ganhar seu primeiro Globo de Cristal na Copa do Mundo de Freeski, é uma das favoritas no halfpipe feminino. Já Kingsbury, atual campeão olímpico, coleciona cerca de 70 vitórias na carreira. O atleta tem, ainda, ouro nos moguls em PyeongChang 2018 e a medalha de prata conquistada em Sochi quatro anos antes.

Snowboard

No snowboard, dois atletas dos Estados Unidos são destaques nos Jogos de Inverno, uma no feminino e outro no masculino. Chloe Kim, de 21 anos, tornou-se em PyeongChang 2018 a mulher mais jovem a ganhar uma medalha de ouro na modalidade com apenas 17 anos de idade. Traz no currículo condecorações nos X-Games e nos Jogos Olímpicos da Juventude em Lillehammer 2016. Já Shaun White, aos 35 anos, volta ao halfpipe, onde foi ao pódio na etapa suíça da Copa do Mundo agora em janeiro. Ele representará os EUA nos Jogos pela quinta vez depois de completar um hat-trick de medalhas de ouro em PyeongChang 2018.

Chloe Kim snowboard Jogos de Inverno Pequim 2022 destaques
Chloe Kim (Getty Images)

Patinação artística e velocidade

O japonês Hanyu Yuzuru, de 27 anos, garantiu em Sochi 2014 a primeira de duas medalhas de ouro olímpicas na patinação artística. Na Rússia, tornou-se o primeiro homem a ganhar ouro para o Japão na modalidade e o primeiro a marcar mais de 100 pontos no evento individual masculino de programa curto. O segundo ouro veio em PyeongChang 2018, fazendo dele o primeiro atleta a ganhar ouros consecutivos na patinação artística desde Dick Button em St. Moritz 1948 e Oslo 1952.

Já a russa Kamila Valieva, de apenas 15 anos, chega em Pequim 2022 após vitória no individual feminino no Campeonato Europeu em Tallinn, em janeiro. Apesar da idade, é cotada para o ouro tendo recentemente quebrado o próprio recorde mundial com uma pontuação de 90,45 no programa curto, um dos três que ela detém. Os outros são 185,29 na patinação livre e 272,71 no total combinado.

Já na patinação de velocidade em pista curta, um dos destaques é o chinês Wu Dajing, 27 anos. Competindo em casa, defenderá o título nos 500m masculino, depois de conquistar a única medalha de ouro do país em PyeongChang 2018. Em novembro, ele venceu a Copa do Mundo em Dordrecht com um tempo de 39,878.

Hanyu Yuzuru patinação artística Jogos de Inverno Pequim 2022 destaques
Hanyu Yuzuru (Getty Images)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Bobsled e Biatlo

O alemão Francesco Friedrich, de 31 anos, é um dos destaques no bobsled. A Alemanha é campeã nos eventos de quatro e dois homens e Friedrich passou o ano inteiro invicto em 2021. Além disso, foi fundamental quando a Alemanha conquistou o ouro duplo em PyeongChang 2018 e atualmente está no topo da classificação geral da Copa do Mundo. Já no biatlo, o norueguês Johannes Thingnes Bø, 29 anos, garantiu o ouro em PyeongChang 2018 ao vencer a prova individual masculina de 20 km, além de duas pratas no revezamento e no revezamento misto. Em março do ano passado, levou pela terceira vez consecutiva o globo de cristal.

Mais em Pequim 2022