Siga o OTD

Coronavírus

Danilo Fagundes é o melhor brasileiro no 1º laser-run virtual

País teve 12 atletas inscritos na competição organizada pela União Internacional de Pentatlo Moderno

Laser-run pentatlo moderno competição virtual na quarentena - Danilo Fagundes
(Reprodução/Instagram)

O Brasil marcou presença na primeira edição do laser-run virtual, organizado pela União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM). A competição, que começou na segunda-feira (4), encerrou-se nesta quinta-feira (07) com os seis melhores atletas de cada categoria. O destaque da delegação brasileira foi o carioca Danilo Fagundes, de 32 anos, que ficou em 11º em sua disputa (Júnior e Sênior).

Numa categoria que reuniu 70 competidores, Danilo cravou 2min17s70 em sua série, pouco mais de 3 segundos de diferença para o último classificado para a final, o egípcio Ahmed Algendy, que marcou 2min14s78 e foi o sexto colocado da bateria. O pentatleta africano, que foi ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018, é o atual vice-campeão Mundial Júnior e foi o campeão do torneio em 2018.

Dos 801 pentatletas inscritos nas seis categorias da disputa, 12 eram brasileiros, distribuídos em quatro grupos. Além de Danilo Fagundes, o país também esteve representado por Marilyn Silva (Master 40+); Luciana Guimarães e William Muinhos (Jr. e Sênior); João Victor Acioly (Sub-19); e Ana Clara Bezerra, Ana Clara Ferreira, Francisco dos Santos, Isabela Zucchi, Kaio Ribeiro, Maria Eduarda Costa e Rômulo Bandeira (Sub-15).

O torneio

A competição virtual de laser-run (#LaserHomeRun) foi criado pela UIPM para manter os pentatletas ativos e unidos durante a pandemia do coronavírus. A prova de tiro a laser alternada com corrida é tradicionalmente a última nas disputas do Pentatlo Moderno, que conta também com disputas de natação, esgrima e hipismo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Para o torneio virtual, a prova sofreu alterações, principalmente na corrida. O percurso, que chega a 800 metros em cara série, foi substituído por polichinelo, agachamento de salto (jumping squat) ou levantamento de joelhos (high knees), dependendo da categoria. A diferença no tiro foi a distância entre o alvo e o atleta, bem abaixo do máximo tradicional de 10 metros.

Mais em Coronavírus