Siga o OTD

Paris 2024

Ana Marcela e Vivi Jungblut conquistam vagas olímpicas

Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut ficam no top-14 dos 10km do Mundial de Doha e garantem vaga olímpica para Paris

Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut pousam para foto após conquista da vaga olímpica para Paris-2024 no Mundial de Doha
(Foto: Divulgação/CBDA)

Pode carimbar mais dois passaportes para Paris-2024 aí! Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut garantiram vaga para os Jogos Olímpicos da capital francesa na manhã deste sábado (03), ao ficarem no top-15 da prova dos 10km de águas abertas no Mundial de Esportes Aquáticos, em Doha, no Catar. Ana foi a quinta colocada, enquanto Vivi terminou na 14ª colocação.

Atual campeã olímpica, Ana Marcela garantiu sua vaga sem maiores sustos. Ela fez uma prova de crescimento. Estava em 25º lugar ao fim da primeira de seis voltas, mas já era a 13ª na segunda parcial. A brasileira aumentou o ritmo de braçadas a partir da terceira volta e conseguiu chegar à sétima colocação. Ela permaneceu no top-10 pelas voltas seguintes e concluiu a prova em quinto lugar, com 1h57min31s10.

Espera por vaga olímpica

Viviane Jungblut, por outro lado, garantiu sua vaga com muita emoção e espera. O Mundial de Doha distribuía vaga pra as 13 primeiras colocadas da prova. Vivi concluiu a prova na 14ª colocação, com 1h57min39s30, a apenas uma posição da vaga direta. No entanto, ela se beneficiou pela realocação de uma cota do país-sede, que garantiu duas atletas no top-13 da prova.

Acontece que, por conta de uma interpretação dúbia no sistema qualificatório olímpico da World Aquatics, a situação da vaga ficou aberta por mais de uma hora ao final da prova. De acordo as regras, uma das vagas seria de fato realocada para a primeira atleta ainda não classificada. No entanto, o próprio texto da federação informava que a relocação só poderia ser feita para um atleta de país ainda sem vaga.

Depois da espera, a AQUA confirmou a vaga olímpica para Vivi. A gaúcha de 27 anos disputará sua segunda Olimpíada, a primeira nas águas abertas – ela competiu na piscina em Tóquio-2020. Ana Marcela, por sua vez, estará em sua quarta Olimpíada. A baiana de 31 anos esteve presente em Pequim-2008, Rio-2016 e Tóquio-2020, onde conquistou uma inédita medalha de ouro para a maratona aquática brasileira.

Com a classificação de Ana e Vivi, o Brasil volta a ter duas representantes na prova feminina dos 10km nos Jogos Olímpicos depois de oito anos. A última vez fora na Rio-2016, quando teve Poliana Okimoto e a própria Ana Marcela Cunha. Naquela ocasião, Poliana conquistou a medalha de bronze e Ana foi a décima colocada. Em Tóquio-2020, apenas Ana competiu.

Pódio do Mundial

A holandesa Sharon Van Rouwendaal, campeã olímpica na Rio-2016, conquistou a medalha de ouro no Mundial de Doha, com 1h57min26s80. A espanhola Maria de Valdes levou a prata, com 1h57min26s90, enquanto a portuguesa Angelica André obteve o bronze, marcando 1h57min28s20. A competição em Paris-2024 acontecerá no Rio Sena, em 08 de agosto, às 02h30 (horário de Brasília).

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paris 2024