Siga o OTD

Paris 2024

Nado Artístico nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Confira todo o sistema classificatório e informações de disputa, além das chances brasileiras

equipe nado artístico jogos olímpicos jogos pan-americanos brasil
Lima 2019 - Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

Pela primeira vez, o nado artístico será aberto a todos gêneros e não mais exclusivamente uma competição feminina. A recente autorização para participação masculina nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 foi uma pequena revolução no esporte, mas ainda não é certo que homens farão sua estreia. Cada equipe de oito atletas poderão ter até dois homens, e até 2023 a participação masculina se restringe aos duetos mistos ou provas individuais nos mundiais. O dueto segue exclusivamente feminino.

Outra pequena revolução prometida é a ausência das donas do esporte no século XXI já que a Federação Russa segue banida. Depois de passarem em branco nas primeiras edições olímpicas, a Rússia domina o esporte desde Sidney 2000, sendo hexacampeãs em dueto e equipe, levando 12 de 12 ouros possíveis. Ainda não está claro se uma dupla russa poderá participar do dueto, enquanto uma ausência por equipes é mais provável, mas ainda não garantida.

Ficha Técnica

  • Atletas: 96
  • Eventos: 2
  • Vagas Preenchidas: 50
  • Países Classificados: 10
  • Atletas Convocados: 0
  • Alocação das Vagas: Comitê Olímpico Nacional
  • Última Atualização do Guia Olímpico: 03/02/2024 (3ª versão)

Local de Disputa do Nado Artístico nos Jogos Olímpicos de Paris

Em breve.

Classificação Olímpica do Nado Artístico em Paris-2024

O formato de classificação do nado artístico é simples, bem como é de ordem hierárquica: primeiro se definem as vagas por equipes e em seguida as do dueto. A ordem dos eventos é a mesma da ordem cronológica, já que os campeonatos continentais acontecem do Mundial 2024, que definirá as últimas vagas. Porém, poderá haver realocações se um país se classificar primeiro para o dueto e em seguida para o torneio por equipes.

Os 10 países que se classificam por equipes se garantem também no dueto e além disso outros 8 países irão conquistar a vaga apenas no dueto: 5 por critérios continentais e 3 por critérios mundiais. 

Primeiramente, a França terá direito a levar uma equipe de 5 atletas e um dueto como país sede. O país é considerado como representante da Europa, e portanto não haverá um pré-olímpico continental. Dessa forma, segue abaixoo calendário dos eventos de forma hierárquica:

  • Jogos Europeus de 2023, em Cracóvia, Polônia, de 21 a 25 de junho de 2023. Vale 1 vaga para o dueto feminino;
  • Jogos Pan-Americanos de 2023, em Santiago, Chile, de 2 a 5 de novembro de 2023. Vale 1 vaga para equipe e 1 vaga extra para dueto feminino;
  • Pré-Olímpico Africano, em data e local a ser definido. Vale 1 vaga para equipe e 1 vaga extra para dueto feminino;
  • Pré-Olímpico Asiático, em data e local a ser definido. Vale 1 vaga para equipe e 1 vaga extra para dueto feminino;
  • Pré-Olímpico da Oceania, em data e local a ser definido. Vale 1 vaga para equipe e 1 vaga extra para dueto feminino;
  • Campeonato Mundial de 2024, em Doha, Catar, de 2 a 18 de fevereiro. Vale 5 vagas para equipes e 3 vagas extras para duetos femininos.

Chances Brasileiras

O aumento no número de equipes disputando significou para esta edição um número menor de duetos, portanto, prejudicando as chances do Brasil no nado artístico. Apenas 3 duetos conquistam vaga pelo Mundial e além disso, o Brasil não tem conseguido fortes resultados recentemente. África do Sul e Nova Zelândia já abriram mão de vagas continentais (na Rio 2016 e Tóquio 2020 respectivamente) então eventualmente pode haver mais vagas em disputa. Porém, em Tóquio haviam 8 vagas em disputa e o Brasil ficou atrás de Liechtenstein e Colômbia, perdendo a vaga.

Vagas em Disputa

Equipes (5/10)

África- Egito (8)
Américas- México (8)
Ásia- China (8)
Europa- França (8)
Oceania- Austrália (8)
Mundial 2024- 5 vagas

Duetos (10/18)
Equipes- Austrália, China, Egito, França, México
África- África do Sul (2)
Américas- EUA (2)
Ásia- Japão (2)
Europa- Áustria (2, Anna-Maria ALEXANDRI, Eirini Marina ALEXANDRI)
Oceania- Nova Zelândia (2)
Mundial 2024- 3 vagas

Quando o nome vem antes do país significa que a vaga é nominal e portanto o atleta estará nos Jogos.
Quando o nome do país vem antes, os nomes em parênteses são dos atletas que conquistaram a vaga, mas se os nomes estiverem em negrito, eles já foram confirmados pelo Comitê Olímpico Nacional.

Formato da Competição

Em breve

Programação dos Jogos Olímpicos – Nado Artístico em Paris 2024

Em breve.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Paris 2024