Siga o OTD

Paris 2024

Boxe chega em nove finais e faz melhor campanha em Pans

Brasil classifica nove atletas para as finais de Santiago-2023, um recorde histórico no boxe em Jogos Pan-Americanos

Caroline Almeida sorri e faz pose para foto durante a disputa do boxe dos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023 boxe
Caroline Almeida pousa para foto após vitória (Foto: Miriam Jeske/COB)

Depois de três finais pela manhã, o Brasil se garantiu em mais seis decisões do boxe nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, após a segunda sessão desta quinta-feira (26). Além disso, o país assegurou mais oito vagas olímpicas para Paris-2024. Caroline Almeida, Jucielen Romeu, Barbara Santos, Michael Trindade, Wanderley Pereira e Abner Teixeira foram os que se classificaram no período da tarde. Por outro lado, Yuri Falcão ficou com o bronze. As finais acontecerão nesta sexta-feira (27).

Com o resultado, o boxe brasileiro já faz sua melhor campanha em Jogos Pan-Americanos considerando o quantitativo de finais. O melhor desempenho anterior havia sido em São Paulo-1963, quando o país foi à oito decisões, levando três ouros e cinco pratas. Considerando somente as edições em solo estrangeiro, a melhor campanha até então havia sido em Lima-2019, quando fez quatro finais e conquistou um ouro. O detalhe é que, em Santiago-2023, há 13 categorias disputadas. Portanto, o Brasil só não estará presente em quatro finais na competição.

Carol Almeida derrota medalhista olímpica

Medalhista mundial há dois anos, Caroline Almeida (50kg) abriu a sessão da tarde com uma grande vitória sobre a colombiana Ingrit Valencia, dona de duas medalhas mundiais e uma medalha olímpica. A brasileira fez um combate dominante e venceu por decisão dividida. Com a vitória, ela carimbou o passaporte para sua primeira final pan-americana e para fazer sua estreia em Olimpíadas. Sua adversária na decisão será a estadunidense Jennifer Lozano.

Caroline Almeida executa golpe em adversária nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
Caroline Almeida conectando golpe em Valencia (Foto: Miriam Jeske/COB)

“Eu sabia que a Ingrit era a atleta mais dura da minha chave. Tenho o maior respeito por ela, por sua história e por ter sido medalhista olímpica. Mas hoje eu acreditei em mim mais do que nunca e estava preparada. Meu estilo não é nem de trocar muitos golpes, mas eu tive que mostrar que também consigo fazer isso. Saí com a vitória nos três rounds e estou muito feliz, classificada para Paris que era o meu sonho. A estreatégia para a final é bailar e ser feliz”, falou Carol.

Jucielen consegue grande virada

Logo depois, foi a vez de Jucielen Romeu (57kg) entrar em ação. Medalhista de prata em Lima-2019, ela fez uma luta emocionante contra a venezuelana Omailyn Alcalá e saiu vitoriosa por decisão dividida, em 4:1. A brasileira perdeu o primeiro round na visão dos quatro árbitros, mas levou a melhor para os cinco juízes no segundo. Por fim, no round decisivivo, mais quatro juízes lhe deram a vitória. Juci já estava garantida em Paris-2024, uma vez que sua categoria distribuiu quatro vagas através dos Jogos Pan-Americanos.

Jucielen Romeu sorri e mostra o símbolo do Time Brasil após vitória no boxe do Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
Jucielen Romeu comemora mais uma final pan-americana (Foto: Miriam Jeske/COB)

“Não comecei como eu queria. Perdi o primeiro round e demorei um pouco para entrar no combate, mas a partir do segundo round, falei que essa luta seria minha e que iria atrás do meu título de campeã. Coloquei toda garra e toda vontade na ponta da luva e foi para cima. Consegui a vitória nessa luta apertada que deixou todo mundo com o coração acelerado. No último round, nós duas estávamos cansadas, mas eu tinha mais gás do que ela. São pequenos detalhes que fazem diferença no resultado final”, falou Jucielen.

Barbara Santos ganha em duelo emocionante

Outra luta que também rendeu muita emoção até o terceiro round foi a de Barbara Santos (66kg), que encarou a colombiana Camila Camilo. Em um duelo entre medalhistas de bronze no último Mundial, Camila levou a melhor no primeiro round por 3:2. No segundo, foi a vez da brasileira ganhar por 3:2, o que deixou a situação totalmente aberta para a parcial final. Por lá, a brasileira foi mais intensa na aplicação dos golpes e saiu vencedora em 3:2.

Barbara Santos olha para adversária durante a luta
Barbara Santos durante sua luta semifinal (Foto: Miriam Jeske/COB)

“Quem me conhece, sabe como eu jogo. Eu começo meio morna e depois consigo crescer na luta. Tenho gás e resistência para isso, porque foi treinado. Quando meu corner injeta essa pressão positiva, tudo se acerta. Eu tenho para responder. Ainda vou estudar uma estratégia para a final. Não caiu a ficha de que sou uma atleta olímpica, acho que só quando eu deitar, pensar, olhar e olhar é que eu vou acreditar”, falou Bynha, como é conhecida.

Michael, Wanderley e Abner também se garantem

Abrindo as disputas masculinas, Michael Douglas Trindade (51kg) superou o argentino Ramon Quiroga em decisão dividida dos juízes. O brasileiro foi dominante no primeiro round e encaminhou a vitória na parcial. Mesmo com o adversário crescendo nas duas parciais finais, Parazinho, como é conhecido, ganhou por 4:1. Garantido em Paris-2024, ele disputará os Jogos Olímpicos pela primeira vez. Seu adversário na decisão de Santiago-2023 será o dominicano Yunior Alcantara.

Michael Douglas Trindade vibra com classificação olímpica
Michael Douglas Trindade vibra com final nos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023 (Foto: Miriam Jeske/COB)

Em seguida, foi a vez de Wanderley Pereira (80kg) se garantir em Paris-2024. Holyfield, como é conhecido, atropelou o haitiano Cedrick Belony-Duliepre e ganhou todos os rounds por decisão unânime dos juízes. Atual vice-campeão mundial na categoria até 75kg, ele é outro que fará sua estreia olímpica no ano que vem. Seu adversário da final em Santiago-2023 será o cubano Arlen Lopez, atual bicampeão olímpico no boxe.

O duelo que fechou o dia foi do medalhista olímpico Abner Teixeira contra o colombiano Cristian Salcedo. O duelo foi bem parelho, mas o brasileiro conseguiu conectar melhor os golpes para vencer por decisão dividida e garantir a vaga na final. Abner foi medalhista de bronze em Lima-2019 e chega na final dos Jogos Pan-Americanos pela primeira vez na carreira. Paris-2024 será sua segunda participação olímpica no boxe, uma vez que competiu em Tóquio-2020 e faturou o bronze na ocasião.

Yuri Falcão conquista o bronze

O único brasileiro a perder na sessão da tarde foi Yuri Falcão (63,5kg). Mais jovem da delegação brasileira, ele perdeu para o canadense Wyatt Sanford, por decisão unânime. O brasileiro até venceu o primeiro round na visão de quatro árbitros, mas depois foi superado pelo adversário. Assim como Yuri, Luiz Oliveira (57kg) e Viviane Pereira (75kg) foram medalhistas de bronze. O boxe brasileiro, portanto, faturou 12 medalhas em 13 possíveis em Santiago-2023, um outro recorde em sua história.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paris 2024