Siga o OTD

Paris 2024

Lendas olímpicas aconselham atletas na preparação para Paris-2024

O Olimpíada Todo Dia falou com alguns grandes ex-atletas que brilharam representando as cores do Brasil

Vanderlei Cordeiro
(Washington Alves/COB/Divulgação)

Falta exatamente um ano para o início dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. E o Time Brasil vai em busca de seu melhor desempenho na história, superando os 21 pódios de Tóquio-2020. O Olimpíada Todo Dia conversou com alguns ex-atletas que brilharam pelo Time Brasil e pediu que eles dessem um conselho para quem está se preparando para a próxima Olimpíada.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Uma grande inspiração para vários atletas brasileiros é Vanderlei Cordeiro de Lima. O medalhista olímpico da maratona em Atenas-2004 está na torcida por bons resultados do Brasil em Paris-2024. “Estou torcendo para todos os atletas. Que eles possam se sobressair e alcançar o melhor resultado possível. Vida de atleta é bastante intensa. O grande diferencial é o comprometimento de cada um dos atletas. Focar. O seu objetivo e fazer com que nada que esteja ao seu redor possa interferir indiretamente na busca desse resultado”, afirmou.

Vanderlei também disse que a preparação mental é muito importante na busca de uma medalha olímpica em Paris-2024. “É correr com as pernas, aguentar com o coração e vencer com a cabeça. Esse trabalho da questão emocional é muito importante na busca de uma medalha. O fator físico é importante, mas o emocional prevalece na hora do resultado”, completou.

Janeth Arcain e Rogério Sampaio também dão seus conselhos

A campeã mundial de basquete Janeth Arcain é dona de duas medalhas olímpicas, tendo ganhado a prata em Atlanta-1996 e o bronze em Sydney-2000. Ela destacou que um ano deve passar rápido, então os atletas precisam manter o foco. “Continuar a concentração. Treinar o máximo possível e que estejam bem psicologicamente e tecnicamente para que na hora que cheguem os Jogos eles possam representar o nosso país da melhor forma possível. E assim, quem sabe, trazer um número de medalhas maior do que a gente já conquistou anteriormente”, afirmou a medalhista olímpica.

Rogério Sampaio, campeão olímpico de judô em Barcelona-1992, falou que é a hora de focar nos treinos. “Um ano é muito tempo mas passa rápido. Agora é o momento de acelerar o ritmo de treinamento e pensar em todos os detalhes tanto na parte física, técnica e emocional para que assim o atleta possa atingir o seu máximo daqui um ano. O treinamento é duro, é de superação a cada dia, não hesite, não existe dia de folga”, comentou o ex-judoca.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Paris 2024