Siga o OTD

Paris 2024

Time Brasil celebra um ano para os Jogos Olímpicos de Paris

Comitê Olímpico do Brasil comemorou um ano até Paris-2024 anunciando novidades e detalhes da próxima campanha

Atletas, diretoria do COB e lendas convidadas posam para foto do evento
Divulgação

Paris é logo ali! Em exatamente um ano, terá início mais uma edição dos Jogos Olímpicos. A Cidade Luz vai receber os melhores atletas do planeta e o Time Brasil está pronto para conseguir mais uma campanha histórica.

Em Tóquio-2020, o Brasil conseguiu sua melhor campanha em Jogos Olímpicos, com sete ouros, seis pratas e oito bronzes, totalizando 21 medalhas. A expectativa do Comitê Olímpico do Brasil (COB) é que esses números sejam superados em Paris.

Os atletas terão um grande incentivo para ajudar a aumentar esses números. O presidente do COB, Paulo Wanderley, anunciou um aumento de 40% nos valores da premiação aos atletas que forem ao pódio em Paris. Dessa forma, quem ganhar um ouro em esportes individuais ganhará 350 mil reais.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Além disso, o valor aumenta para 700 mil para modalidades em grupos de até seis atletas e 1,05 milhão para os esportes coletivos. “Vamos fazer a premiação dos medalhistas brasileiros em Paris como fizemos em Tóqui e ela é acumulativa em caso de mais uma medalha”, explicou.

Logística em Paris

Nesta quarta-feira (26), o COB anunciou mais alguns detalhes sobre a preparação para os Jogos Olímpicos de Paris. Ney Wilson, diretor de Alta Performance da entidade, falou sobre a parte logística da Missão do Time Brasil. Seis bases ficaram espalhadas pela França para auxiliar os atletas antes e durante os Jogos Olímpicos. A principal base vai ficar em Saint Ouen, nas proximidades da Vila Olímpica.

projeto da Casa Brasil em Paris
Projeto da Casa Brasil em Paris (Divulgação/COB)

“Ali montamos a estrutura em um ginásio em Saint Ouen, que foi testada pela seleção masculina de vôlei no ano passado. Fica a uns 10 minutos da vila e será possível que os atletas tenham mais tempo de treino durante a Olimpíada. No mesmo espaço, também temos um ginásio de lutas para os atletas de judô, boxe, taekwondo e wrestling”, disse. Ademais, o COB também vai contar com bases em Lille (basquete e handebol), Marselha (vela), Chateroux (tiro), Seine-et-marne (canoagem e remo), assim como o Taiti (surfe).

Além disso, o Time Brasil também anunciou um programa de embaixadores para Paris-2024. Ao todo, oito estrelas históricas do esporte olímpico brasileiros serão escolhidos. O COB já divulgou duas delas. A primeira é Vanderlei Cordeiro de Lima, medalhista olímpico da Maratona em Atenas-2004 e dono da medalha Pierre de Coubertin. Enquanto isso, a segunda é Janeth, campeã mundial e dona de duas medalhas olímpicas no basquete.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Paris 2024