Siga o OTD

Paris 2024

Rúgbi, Jogos Europeus e as novidades na Corrida Olímpica

45 vagas em 5 esportes já foram distribuídas em junho. Jogos Europeus e futebol definem mais vagas ainda este mês

Equipes do Brasil e Uruguai comemoram vaga olímpica para Paris 2024 no rúgbi
Rugby Sudamerica

Começamos nesta semana aqui no Olimpíada Todo Dia a acompanhar mais a fundo a disputa por vagas olímpicas para Paris 2024. No Corrida Olímpica, você vai acompanhar semanalmente as novidades nas classificações para os Jogos Olímpicos, desde vagas asseguradas, não só do Brasil, mas por países do mundo todo, e também as chances brasileiras e das principais figuras do esporte mundial em assegurar um posto no principal evento esportivo do mundo.

Ainda estamos trabalhando nos Guias Olímpicos Completos de cada esporte, então aos poucos as páginas estarão disponíveis aqui também e vamos avisando. Nos próximos dias vamos lançar todos os guias com todas as informações sobre os sistemas classificatórios de todos os esportes e as vagas já alcançadas. Nas próximas semanas os guias, não só serão atualizados a medida que as vagas são sendo distribuídas, mas as páginas ganharão várias seções, como: chances brasileiras no esporte, formato de disputa nas Olimpíadas, programação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, além de informações sobre os locais de competição, inclusive pensando nos nossos leitores que estarão na capital francesa. 

+ Olimpíada Cultural: conheça a coleção de pôsteres de Paris 2024

A semana no esporte

Para começar, não podemos deixar de mencionar o rúgbi brasileiro, que brilhou no pré-olímpico feminino em Montevidéu. Ao vencer as seis adversárias com incrível tranquilidade, só levando tries da Argentina e Chile já ao fim da partida, o Brasil mais uma vez se mostrou dominante no continente, mas deixa a pergunta: e agora? Com a vaga olímpica assegurada, o foco se volta para fazer bonito em Paris 2024

A participação brasileira na última Série Mundial foi muito abaixo do esperado. Após sete eventos, as Yaras apenas conseguiram um nono lugar como melhor resultado, sem ir às quartas de final. Enquanto a expectativa para Paris 2024 é melhorar o 9º lugar da Rio 2016, por enquanto o time, que passa por uma renovação do time formado para as Olimpíadas no Brasil, ainda parece não ter encontrado seu melhor jogo.

Uruguai leva vaga no masculino e Tupis vão ao Pré-Olímpico Mundial

Enquanto isso, o Brasil cumpriu seu papel esperado na disputa masculina. Ainda que tenha vencido Colômbia, Paraguai e Peru com facilidade na fase de grupos, não ofereceu resistência a Chile e Uruguai. Na disputa de bronze, um grande susto quando a Colômbia abriu 14 a 0, mas uma virada dramática assegurou a presença do país no dificílimo Pré-Olímpico Mundial em junho do ano que vem!

Na grande final, festa para os donos da casa. Uruguai venceu por 12 a 5 o Chile para assegurar suas primeiras vagas aos Jogos Olímpicos de Paris 2024. As medalhas foram entregues pelo presidente do país, Luis Lacalle Pou, e outros dirigentes do rúgbi uruguaio.

Também nesta semana aconteceram eventos importantes da esgrima, judô, tênis e vôlei de praia contando para o ranking olímpico, mas falaremos deles em detalhes nas próximas semanas! Vamos agora passar a limpo as vagas olímpicas conquistadas nesses primeiros dias de junho ao redor do mundo, as próximas a serem distribuídas e o resumo das vagas brasileiras e das próximas chances de aumentar nossa delegação.

Vagas em junho

Ciclismo Mountain Bike

Entre 2 e 4 de junho aconteceu em Joanesburgo, África do Sul, o Campeonato Africano de ciclismo mountain bike que classificou provisoriamente um atleta de cada gênero, ambos da África do Sul. Candice Lill venceu no feminino e Philip Buys no masculino. As vagas são para o país e não para os atletas.

No ciclismo estrada, as vagas virão prioritariamente do ranking de nações da UCI, que fecha dia 26 de maio de 2024, e se o país conquistar as vagas, elas serão realocada. Por enquanto, África do Sul está em 11º no masculino e 22º no feminino. Os sul-africanos ficaram com todas posições de medalhas no torneio, e se África do Sul conquistar vaga pelo ranking, a cota continental masculina irá para a Namíbia, pois Huho Hahn ficou em sexto, e a feminina irá para as Ilhas Maurício, devido ao quarto lugar de Aurelie Halbwachs.

+ Guia Olímpico do Ciclismo Mountain Bike

Hipismo

Vagas para nove atletas de três países foram distribuídas no hipismo em junho. Nos primeiros dias do ano, entre 1 e 4, aconteceu o Pré-Olímpico do hipismo CCE dedicado aos países do grupo F e G da Federação Internacional Equestre (FEI), em Millstreet, Irlanda. Disputavam duas vagas os países da África e Oriente Médio (grupo F) e do Sudeste Asiático e Oceania (G). As vagas ficaram com a Austrália e China, que levarão 3 atletas para as provas individuais e por equipes.

Na semana seguinte, a equipe da Polônia conquistou a vaga no adestramento destinada aos países do Grupo C da Federação Internacional Equestre, que é composta por países da Europa Central e Oriental, além da Ásia Central. A competição aconteceu na cidade húngara de Pilisjászfalu, entre 7 e 11 de junho de 2023.

Vale lembrar que para a confirmação das vagas, cada país deve ter no mínimo três atletas respeitando a Elegibilidade Mínima exigida pela Federação Internacional Equestre (FEI) até o fim deste ano. O Brasil disputará essas vagas continentais nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.

Pentatlo Moderno 

Entre 31 de maio e 4 de junho aconteceu a etapa final da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, organizada pela UIPM, e dessa forma foram distribuídas as primeiras vagas olímpicas no esporte.  Na final masculina, o egípcio Mohanad Shaban foi o campeão e se classificou para os Jogos de Paris 2024, enquanto Elena Micheli, da Itália venceu a disputa feminina e levou a vaga. No pentatlo moderno as vagas são nominais. 

Surfe

Em El Salvador, aconteceu os Jogos Mundiais do Surfe organizados pela Associação Internacional de Surfe (ISA) entre 30 de maio de 7 de junho. Oito vagas foram definidas nas ondas de El Sunzal & La Bocana, que fica em La Libertad, a capital salvadorenha do surfe.

África do Sul, França, Japão e Nova Zelândia dominaram as disputas pelas vagas olímpicas continentais em jogo. As duas vagas europeias ficaram para atletas do pacífico e que disputarão os Jogos Olímpicos em casa. Afinal, Vahiné Fierro e Kauli Vaast são da Polinésia Francesa e estarão praticamente em casa nas ondas de Teahupo’o ainda que representem a França nos Jogos Olímpicos. Já as vagas da Oceania ficaram para Nova Zelândia: Billy Stairmand, em sua segunda Olimpíada, e a estreante Saffi Vette.

Kauli Vaast e Vahine Fierro com vaga olímpica para a frança no surfe dos Jogos Olímpicos de Paris 2024
Kauli Vaast e Vahine Fierro, com os “bilhetes olímpicos” (Photo FFSurf / We Creative)

O Japão dominou as vagas asiáticas. Matsuda Shino ficou com a vaga feminina e Igarashi Kanoa com a masculina. Se Kanoa confirmar seu favoritismo e levar uma das vagas da Liga Mundial do Surfe (WSL), a vaga será realocada para o segundo melhor asiático do torneio, também um japonês: Reo Inaba.

Pelas vagas africanas, apenas surfistas da África do Sul ficaram dentro do top30, requisito mínimo de qualidade imposto pela Associação Internacional de Surfe (ISA) para carimbar a vaga olímpica. Sarah Baum, inclusive, garantiu sua vaga após passar numa bateria contra as brasileiras Silvana Lima e Luana Silva. Ela busca repetir os passos da compatriota Bianca Buitendag, medalhista de prata em Tóquio. No masculino, Jordy Smith ficou com a vaga e se ele se classificar pela WSL, a realocação será irrestrita de continente. Portanto, ficará com o mexicano Alan Cleland, campeão do torneio masculino. No feminino, deu Tati Weston-Webb, do Brasil.

Surfe do Brasil nos Jogos Pan-Americanos

Os Jogos Pan-Americanos servirão para decidir a cota das Américas e o ISA Games serviu para distribuir as últimas vagas para Santiago 2023. O Brasil, que deve garantir suas 2 vagas olímpicas pelo Circuito Mundial, será representado por Krystian Kymerson e Marcos Correa no masculino e Silvana Lima e Tati Weston-Webb no feminino. Ainda não se sabe se Tati irá para Santiago e as vagas no pan são nominais, ou seja, se ela não for, Brasil só terá uma representante. 

Tati já tem vaga olímpica, enquanto Silvana Lima buscará uma segunda vaga olímpica para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos. Para Luana Silva, a disputa pela estreia olímpica passa a ser exclusivamente no ISA Games em fevereiro do ano que vem, que definirá as últimas vagas do esporte.

Confira todos detalhes sobre a classificação do surfe aqui.

Próximas Vagas

Nesta quarta-feira (21), começam os Jogos Europeus começam na Polônia, com sede principal em Cracóvia, mas eventos acontecendo em toda Małopolska, conhecida no Brasil como Voivodia da Pequena Polônia. Polska, afinal, é Polônia em Polonês, e Mało pequena! Porém, os Jogos, que acontecem até 2 de julho, oferecerão muitas vagas olímpicas: serão 116 através de 10 esportes:

Além disso, o futebol definirá seis vagas para o torneio masculino. O Campeonato Sub-21 europeu começa dia 21 de junho e termina dia 8 de julho na Geórgia e Romênia enquanto a Copa das Nações sub-23 africana acontece em Marrocos entre 24 de junho e 8 de julho.

Vagas do Brasil

Até agora, o Brasil já garantiu 34 vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Por enquanto, são 32 femininas e 2 masculinas, sendo que uma delas é no surfe masculino que ainda não foi oficializada pela ISA mas está garantida matematicamente. Além disso, três atletas do atletismo já obtiveram índice, sujeitos ao ranking olímpico final. Confira detalhes completos das classificações deles, além de detalhes biográficos aqui.

  • Ciclismo BMX feminino (1) A vaga não é nominal, mas foi conquistada por Paola Reis.
  • Futebol feminino (18)
  • Rúgbi feminino (12)
  • Surfe feminino (1) Tati Weston-Webb. A vaga é, por enquanto, a única vaga nominal do Brasil.
  • Surfe masculino (1) São 11 atletas elegíveis para 10 vagas na Liga Mundial de Surfe, o que significa que apenas um ficará de fora. Desse modo, África do Sul, Austrália, Brasil e EUA já tenham garantidos 1 atleta, por terem dois ou mais atletas em disputa.
  • Tiro Esportivo (1) pistola de ar 10m masculina. A vaga não é nominal, mas foi conquistada por Philipe Chateaubrian.

Índices Olímpicos no atletismo e natação

  • 3 no atletismo. Caio Bonfim (marcha atlética 20km), Daniel Nascimento (maratona), Érica Sena (marcha atlética 20km). A classificação do atletismo é limitada a um número especifico de atletas por modalidade, sendo metade classificados diretamente pelo índice e outra metade por um ranking. As vagas, portanto, ainda não estão confirmadas.
  • 6 atletas na natação já alcançaram o índice, porém a CBDA promove a classificação olímpica através de uma seletiva única algumas semanas antes dos Jogos Olímpicos. A relação deles aqui é meramente para registro. São eles: Guilherme Caribé e Marcelo Chierighini (100m livre), Leonardo de Deus (200m borboleta), Gabrielle Roncatto e Maria Fernanda Costa (400m livre), Beatriz Dizotti (1500m livre).

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Paris 2024