Siga o OTD

Paris 2024

Surfe nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Caroline Marks garantiu no Finals a última vaga olímpica via WSL. Silvana Lima tenta a segunda vaga brasileira no Pan. Confira todo o sistema classificatório e informações de disputa, além das chances brasileiras em nosso guia completo

Guia olímpico Paris 2024 - Surfe ítalo ferreira campeão de tóquio 2020
(Foto: Tóquio 2020 - Rodolfo Vilela/rededoesporte.gov.br)

O surfe chega aos Jogos Olímpicos de Paris pronto para ser o protagonista de uma possível revolução nas transmissões olímpicas. A etapa de surfe acontecerá na praia de Teahupoʻo, Polinésia Francesa, 12 horas a frente de Paris e quase 16 mil quilômetros distante da capital francesa. O Brasil já assegurou a presença de três surfistas na disputa, entre eles Filipe Toledo e Tati Weston-Webb assegurados.

O que parece um pesadelo de logística para os organizadores e torcedores deve significar, por outro lado, uma Olimpíada que dura 24 horas. Portanto, não importa onde você estiver, esqueça dormir durante os dias de disputa do surfe nas Olimpíadas!

As ondas grandes do Taiti agradaram os surfistas que já comentaram sobre a escolha inusitada, ainda que ainda seja uma incógnita se haverá um clima olímpico no departamento ultramarino francês. O Taiti é uma das ilhas da Polinésia Francesa, cujo movimento independentista tem crescido recentemente. Portanto, a escolha foi considerada em parte um movimento do comitê organizador dos Jogos de 2024 em auxiliar na integração do departamento ultramarino com a metrópole. 

Pela primeira vez também as grandes potências do surfe podem contar com três atletas na disputa e sonhar com um pódio 100%. O Brasil já tem Tati Weston-Webb e Filipe Toledo, o Filipinho, assegurados e tem João Chianca, Gabriel Medina e Yago Dora ainda briga pela segunda vaga assegurada. O país ainda busca a segunda vaga no feminino nos Jogos Pan-Americanos, com Silvana Lima, e vagas extras no ISA Games 2024. Confira tudo sobre o surfe em Paris 2024 no guia olímpico completo preparado pelo Olimpíada Todo Dia.

Ficha Técnica

  • Atletas: 48
  • Eventos: 2
  • Vagas Preenchidas: 28
  • Países Classificados: 11
  • Atletas Convocados: 27
  • Alocação das Vagas: Nominal, mas para o Comitê Olímpico nas vagas extras
  • Última Atualização do Guia Olímpico: 26/08/2023 (versão 4, após o fim da temporada regular da WSL)

Local de Disputa do Surfe em Paris 2024

Em breve.

Classificação Olímpica do Surfe em Paris 2024

O surfe chega a sua segunda edição olímpica com um formato qualificatório bem parecido com o de Tóquio 2020. Porém, 48 surfistas participarão dos jogos olímpicos, sendo 24 homens e 24 mulheres, um aumento de oito atletas em relação a Tóquio. A principal diferença no formato de qualificação para Paris 2024 é que há mais chances das potências conquistarem uma terceira vaga através do ISA Games. Além disso, haverá uma vaga pela comissão tripartite em cada gênero. 

As vagas continentais oferecidas no ISA Games de 2023 serão apenas aos atletas que ficarem no top30 do torneio. Assim, se nenhum continente tiver um atleta no top30 a vaga será realocada para um atleta irrespectivamente do continente. Se o atleta ganhar a vaga pelo ISA Games ou Pan de 2023, mas ganhar também pelo WSL ou for de um país que já tenha 2 atletas com vaga nominal, a vaga será realocada inicialmente para o mesmo continente e na ausência de outro no top30 vai para um atleta de qualquer continente.

Igualmente para a vaga de Universalidade, o atleta tem que ter sido top50 no ISA Games de 2023 ou de 2024. Se a França não obter uma vaga no WSL ou ISA, uma das vagas do ISA seria reservada ao país-sede e apenas 5 vagas no masculino e 7 no feminino estarão em jogo. Porém, como a França já assegurou a vaga no ISA Games (masculino) e Liga Mundial (feminino), o ISA Games de 2024, em Porto Rico, distribuirá 6 vagas nominais no masculino e 8 no feminino.

Calendário de eventos

O formato qualificatório é quase idêntico para a disputa masculina e feminina e segue a seguinte ordem hierárquica.

  • Liga Mundial de Surfe (WSL) de 2023. Vale 10 vagas masculinas e 8 femininas*;
  • ISA Games 2023, em La Libertad, El Salvador. Vale 4 vagas no masculino e 4 no feminino, para os melhores da África, Ásia, Europa e Oceania em cada um dos gêneros;
  • Jogos Pan-Americanos de 2023, em Punta de Lobos, Chile. Vale 1 vaga para cada um dos gêneros;
  • ISA Games 2024, em Arecibo, Porto Rico, de 22 de fevereiro a 2 de março. Vale 6 vagas no masculino e 8 no feminino;
  • ISA Games 2022, em Huntington Beach EUA, de 16 a 23 de setembro de 2022. Vale 1 vaga extra para a equipe campeã;
  • ISA Games 2024, em Arecibo, Porto Rico, de 22 de fevereiro a 2 de março. Vale 1 vaga extra para a equipe campeã.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Conforme o regulamento da Liga Mundial de Surfe em 2023, as oito vagas para os Jogos Olímpicos estavam previamente já garantidas desde o início da temporada à Austrália (sete atletas disputando duas vagas); EUA (sete atletas para duas vagas); Brasil (Tatiana Weston-Webb); Costa Rica (Brisa Hennessy); França (Johanne Defay) e Portugal (Teresa Bonvalot). O que poderia eventualmente mudar essa lista seria alguma desclassificação, ou ainda um convite inesperado para uma ex-campeã ou top5, o que não aconteceu e confirmou as vagas nominais acima das atletas que não são da Austrália ou dos EUA.

* A data de corte do feminino (30 de abril de 2023) do WSL definiu as primeiras vagas no feminino. A maioria das vagas deverá ser definida ou na última etapa regular, entre 20 e 30 de agosto de 2023, em Teahupo’o’, na Polinésia Francesa – onde será os Jogos de Paris 2024, ou no Finals entre 7 e 15 de setembro, em San Clemente, Califórnia, Estados Unidos. Eventualmente alguma vaga também poderia ter sido definida na Etapa de Saquarema, entre 23 de junho e 1 de julho. Quatro vagas no masculino foram definidas antecipadamente na nona etapa do circuito, na Baía de Jeffreys, África do Sul, entre 13 e 19 de julho: Griffin Colapinto, Leonardo Fioravanti, Ethan Ewing e Filipe Toledo.

Chances do Brasil no Surfe em Paris 2024

Filipe Toledo, líder absoluto da Liga Mundial de Surfe (WSL), em 2023 já se aponta como um dos principais favoritos ao ouro em Paris 2024 – ou Taiti 2024! O segundo membro do Time Brasil também chega com grandes chances, mas João Chianca não tem bom histórico no Taiti. Gabriel MEdina, dominante nas ondas de Teahupo’o ficou fora do Final 5 com o vice e portanto precisará se desdobrar para dar o título por equipes ao Brasil no ISA Games 2024.

No feminino, Tati Weston-Webb segue com grandes chances de pódio, mas não passa por uma grande temporada, buscando a redenção justamente na Polinésia Francesa. O Brasil tem grandes chances de conquistar uma segunda vaga com Silvana Lima, seja nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 ou no ISA Games 2024.

Vagas em Disputa para os Jogos Olímpicos

Surfe Masculino (15/24)

WSL23- 10 vagas: Já assegurados: Ethan EWING (Austrália), Filipe TOLEDO (Brasil), Griffin COLAPINTO (EUA) Jack ROBINSON (Austrália), João CHIANCA (Brasil) John John FLORENCE (EUA), Jordy SMITH (África do Sul), IGARASHI Kanoa (Japão), Leonardo FIORAVANTI (Itália), Matthew McGILLIVRAY (África do Sul)
ISA23- Alan CLELAND (México) – realocada pela vaga africana
Américas- 1 vaga
Ásia- – INABA Reo (Japão)
Europa- Kauli VAAST (França)
Oceania- Billy STAIRMAND (Nova Zelândia)
ISA24- 6 vagas
ISA22- Japão (1)
ISA24- vaga extra para país
Universalidade- 1 vaga 


Surfe Feminino (13/24)
WSL23- Brisa HENNESSY (Costa Rica), Carissa MOORE (EUA), Johanne DEFAY(França), Molly PICKLUM (Austrália), Tatiana WESTON-WEBB (Brasil), Teresa BONVALOT (Portugal), Tyler WRIGHT (Austrália), EUA (Caroline MARKS)
África- Sarah BAUM (África do Sul)
Américas- 1 vaga
Ásia- MATSUDO Shino (Japão)
Europa- Vahiné FIERRO (França)
Oceania- Saffi VETTE (Nova Zelândia)
ISA24- 8 vagas
ISA22- EUA (1)
ISA24- vaga extra para país
Universalidade- 1 vaga 

Calendário do Surfe em Paris 2024

Em breve.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Paris 2024