Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

 

Brasil finaliza Parapan de São Paulo com 20 medalhas nas duplas



Domínio do tênis de mesa paralímpico do Brasil no Parapan de São Paulo teve pódio em todas as categorias e oito títulos conquistados



Brasil fechou Parapan de São Paulo com 20 medalhas nas duplas no tênis de mesa (Foto: Wallace Teixeira/CBTM)
Brasil fechou Parapan de São Paulo com 20 medalhas nas duplas (Foto: Wallace Teixeira/CBTM)

A seleção brasileira encerrou participação no Parapan de São Paulo 2025 com desempenho bastante expressivo. Neste domingo (12), aconteceram as últimas partidas de duplas e o país confirmou sua força no cenário continental ao subir ao pódio onze vezes. No total, o Brasil conquistou 20 medalhas, sendo oito de ouro, cinco de prata e sete de bronze. O resultado consagra mais uma vez o time verde-amarelo como maior potência do tênis de mesa paralímpico nas Américas. Isso ocorre pela presença de representantes nacionais em todos os pódios das provas de parcerias realizadas no torneio.

Campeões em São Paulo

A campanha dourada no Parapan de São Paulo contou com vitórias das parcerias femininas formadas por Joyce Oliveira e Catia Oliveira (classes WD5-10) e por Bruna Alexandre e Danielle Rauen (WD14-20). Já nas dispustas mistas, Paulo Henrique Fonseca e Bruna Alexandre (XD17), Guilherme Costa e Catia Oliveira (XD4), Fabio Silva e Thais Severo (XD7), Paulo Salmin e Lethicia Lacerda (XD14) e Lucas Carvalhal e Joyce de Oliveira (XD10) alcançaram o lugar mais glorioso do pódio. Por fim, na dupla masculina, Welder Knaf e Lucas Carvalhal (MD4-8) saíram com a medalha de ouro no peito.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Entre os homens, Lucas Carvalhal e Welder Knaf fizeram 3 games a 0 nos argentinos Gabriel Copola e Elias Romero (11/7, 11/9 e 11/9). Na competição das mulheres, Joyce Oliveira e Catia Oliveira superaram as compatriotas Marliane Santos e Thais Severo (11/8, 8/11, 11/8 e 11/9). Isso se repetiu com Bruna Alexandre e Danielle Rauen vencendo as conterrâneas Jennyfer Parinos e Melanie Burlamarqui (11/6, 11/6 e 11/6). Por fim, nas mistas, Paulo Henrique Fonseca e Bruna Alexandre ganharam duelo brasileiro. Eles derrotaram Luiz Filipe Guarnieri e Danielle Rauen (12/10, 9/11, 11/9, 9/11 e 11/4).

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Guilherme Costa e Catia Oliveira bateram os mexicanos Victor Eduardo Turcio e Edith Lopez (13/11, 11/9 e 11/5). Já Fábio Silva e Thais Severo superaram os argentinos Elias Romero e Coty Garrone (11/9, 11/8, 10/12 e 11/7). Para completar, Paulo Salmin e Lethicia Lacerda despecharam os chilenos Ignacio Torres e Florencia Perez (11/7, 11/7 e 11/8) e Lucas Carvalhal e Joyce de Oliveira derrotaram os mexicanos Francisco Hernandez e Martha Verdin (11/8, 11/0 e 11/4).

Medalhistas de prata e bronze

Entre os vice-campeões, as prata vieram com as duplas Marliane Santos e Thais Severo, Gabriel Antunes e Jean Carlos Mashki, Jennyfer Parinos e Melanie dos Santos, além das formações mistas entre Gabriel Antunes e Jennyfer Parinos e Luiz Filipe Guarnieri e Danielle Rauen. Completando a ótima campanha brasileira, sete parcerias ficaram com o bronze: Claudio Massad e Luiz Filipe Guarnieri, Iranildo Espíndola e Guilherme Costa, Paulo Salmin e Paulo Henrique Fonseca, Carlos Eduardo Moraes e Fábio Silva, Lethicia Lacerda e Aline Meneses, David Freitas e Nicole dos Santos e Welder Knaf com Marliane Santos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia