Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Sesi, AMC e Athlon vão às finais do Brasileiro de goalball

Atual campeão, Sesi defenderá os títulos da competição no feminino e no masculino

Jogadores e comissão técnica do Athlon se abraçam, emocionados, em comemoração à vitória no Brasileiro de goalball. Eles estão na quadra e há um fundo amarelo (Foto: Taba Benedicto/CBDV)
(Foto: Taba Benedicto/CBDV)

Depois de cinco dias de disputa, o Campeonato Brasileiro de goalball conheceu seus finalistas nesta quinta-feira (28), após a realização das semifinais. O Sesi-SP estará na decisão dos torneios masculino e feminino e buscará o bicampeonato em ambos os naipes. As mulheres do time da Vila Leopoldina enfrentarão a AMC-MT, enquanto os homens duelarão contra o Athlon-SP. As finais acontecerão nesta sexta-feira (29), a partir das 15h30, com transmissão ao vivo do SporTV.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

As primeiras semifinais do dia foram as das mulheres. Logo pela manhã, o Sesi derrotou o Athlon por 9 a 3 e se classificou para sua quarta final consecutiva. O time da Vila Leopoldina saiu atrás do placar, mas rapidamente virou o duelo e foi dominante pelo restante da partida. Jéssica e Moniza, convocadas para representar o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, foram as destaques da partida, marcando quatro gols cada.

O adversário do Sesi na final feminina será a AMC, que busca um título inédito. A equipe mato-grossense superou o Santos na semifinal, por 5 a 2. O Alvinegro teve uma campanha perfeita na primeira fase, mas não teve sucesso contra o time de Cuiabá. A final ocorrerá às 15h30 (no horário de Brasília-DF). Pouco mais cedo, às 9h, o Athlon enfrentará o Santos pela disputa do terceiro lugar da competição, com transmissão ao vivo do canal do Comitê Paralímpico Brasileiro, no YouTube.

Competição masculina

Entre os homens, o Sesi também conseguiu uma vitória confortável para se classificar para a final. A equipe bateu o IRM-PR por 7 a 2, com destaque para Parazinho, autor de três gols. O ala, que também estará no Parapan de Santiago, chegou aos 27 gols na competição e está na vice-liderança da artilharia geral, com um gol a menos do que Mizael, ala do Capital/Cetefe que marcou os três gols da derrota de seu time para o Athlon, por 7 a 4.

Além disso, liderado por Romário, que marcou três gols, o Athlon passou pelo Capital/Cetefe e se classificou para a final do Campeonato Brasileiro de goalball pela primeira vez. Fazendo a melhor campanha de sua história, o time de São José dos Campos enfrentará o Sesi, às 16h30, pelo título inédito. Por fim, o Capital/Cetefe duelará contra o IRM pela medalha de bronze, em jogo programado para ocorrer às 10h.

*Com informações sobre a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia