Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil leva medalha inédita no Mundial de tiro esportivo paralímpico

Na disputa por equipes mista, os brasileiros Alexandre Galgani, Bruno Kiefer e Jéssica Michalak somaram 1880,2 pontos e terminaram com o bronze

Jéssica (à esquerda), Galgani e Kiefer, brasileiros presentes no Mundial de tiro esportivo paralímpico (Foto: Dhavid Normando/CPB)
(Foto: Dhavid Normando/CPB)

A Seleção Brasileira obteve a medalha de bronze na disputa por equipes mista no Mundial de tiro esportivo paralímpico, em Lima, no Peru. O resultado veio com o trio formado pelo paulista Alexandre Galgani, o capixaba Bruno Kiefer e a catarinense Jéssica Michalak na prova R4 Carabina de Ar – 10 m – Posição em pé SH2.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Os brasileiros Galgani, Kiefer e Jessica marcaram, juntos, 1880,2 pontos, que renderam o inédito bronze para o Brasil. Jamais o país havia subido ao pódio em campeonatos mundiais de tiro esportivo paralímpico. A prova foi vencida pela França (1898,3 pontos), enquanto a prata ficou com a Itália (1885,5 pontos).

Na mesma disputa, considerando o ranking individual, a melhor posição brasileira foi obtida por Alexandre Galgani, na 10ª colocação, com 631,4 pontos. Logo depois, Bruno Kiefer ficou na 15ª posição, (629,3) e Jéssica Michalak na 35ª (619,5). Por outro lado, o pódio foi formado pelo francês Taanguy de la Forest (637 pontos), pelo sul-coreano Myung-hu Lee (633 pontos) e pelo esloveno Francek Tirsek (634 pontos).

Fala da equipe brasileira

“Foi uma medalha muito bacana, a primeira do tiro esportivo, fiquei contente. Mas ainda queria um pouco mais, esperava ter chegado à final do individual para tentar também uma medalha na disputa individual. Fiquei por apenas três décimos de avançar”, afirmou Alexandre Galgani, único brasileiro a competir no tiro esportivo nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

“Esta medalha é muito importante, ainda mais no primeiro dia de competição, para dar ainda mais força e tranquilidade para nossos atletas durante a competição. Torcemos e acreditamos que virá ainda mais”, afirmou James Walter, coordenador do tiro esportivo no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Além disso, a sexta-feira também teve a estreia de outros três brasileiros na prova P3 Pistola mista 25m SH1. O melhor desempenho foi do paranaense Sérgio Vida, que acabou em 26º (550 pontos – 11x), seguido pela também representante do Paraná, Débora Campos, que foi a 30ª (537 pontos 3x), e pelo gaúcho Geraldo Rosenthal, o 31º colocado (528 pontos – 8x).

Sobre o Mundial

Esta é a nona edição do campeonato, a primeira no continente americano. Ao todo, 260 atiradores de 54 países entram em ação na Base Aérea de Las Palmas, na capital peruana. O torneio oferece uma vaga por prova para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, dentre aqueles que estarão no programa do evento do ano que vem. Classificam-se os vencedores de cada uma delas ou o atleta mais bem colocado que ainda não tenha vaga assegurada para o megaevento na capital francesa. No entanto, a disputa de equipes mista deste Mundial de tiro não oferece vaga para as Paralimpíadas.

*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia