Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Rodrigo Parreira bate recorde continental no Meeting Paralímpico de BH

Atletas se reuniram em Belo Horizonte para participar da quinta etapa do Meeting Paralímpico, qualificatório para os Jogos Parapan-Americanos

Brasileiros se reuniram neste fim de semana para participar do Meeting Paralímpico de Belo Horizonte (Foto: Washington Alves/CPB)
(Foto: Washington Alves/CPB)

Neste sábado (19), ocorreu a quarta etapa do Meeting Paralímpico em Belo Horizonte, que reúne provas de atletismo, natação e halterofilismo. O destaque do dia ficou por conta do goiano Rodrigo Parreira, que estabeleceu um novo recorde pan-americano no salto em distancia ao marcar 5,90m na prova da classe T36.

A competição passa por dez cidades do Brasil ao longo do ano e nesta etapa ofereceu chances para alcançar marcas de qualificação nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile. Ademais, o evento aconteceu no Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e contou com a participação de 239 atletas. A quinta e próxima etapa está programada para acontecer em Brasília no dia 16 de setembro.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Destaques do Atletismo

No Centro de Treinamento Esportivo em Belo Horizonte, o salto em distância foi o cenário da conquista mais notável neste sábado de Meeting. O goiano Rodrigo Parreira, de 28 anos, estabeleceu um novo recorde continental ao saltar 5,90m na prova para a classe T36 (atletas com paralisia cerebral). Ele superou sua própria marca anterior, que havia sido estabelecida em junho do mesmo ano no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, com um salto de 5,67m. No entanto, se tivesse sido apenas três centímetros mais longo, Rodrigo Parreira teria igualado o recorde mundial de 5,93m estabelecido pelo russo Evguenii Torsunov em junho de 2016, na Itália.

“Estou muito feliz que consegui esta marca agora, logo após o Mundial. Se tivesse feito o mesmo lá em Paris, seria medalha de ouro”, explicou Parreira, referindo-se ao Mundial de atletismo paralímpico, na capital francesa, em julho, em que terminou na quinta colocação, com 5,57m.

Destaques da Natação

A nadadora Manuela Ribeiro precisou viajar 270 km para participar do Meeting Paralímpico. No entanto, on esforço valeu a pena. A atleta competiu em seis provas pela categoria S10 (50m livre, 100m livre, 100m costas, 100m borboleta, 200m medley e 400m livre) e conquistou o ouro em todas. Manuela enfrenta um comprometimento motor nos membros inferiores e entrou no esporte após uma encefalite viral herpética em 2018.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Não gostei dos meus tempos; há três semanas que não estou conseguindo treinar direito, mas tenho certeza que daqui até a seletiva para o Parapan de Santiago eu consigo obter minhas melhores marcas”, comentou Manuela Ribeiro.

O que é o Meeting Paralímpico?

O Meeting Paralímpico, idealizada e organizada pelo CPB, busca atualizar os tradicionais Circuitos Loterias Caixa ao oferecer provas de atletismo, natação e halterofilismo. Esta edição do evento em BH contou com a participação de 239 atletas, competindo em diferentes modalidades. Ademais, o Meeting ajuda a fortalecer a comunidade paralímpica no Brasil, proporcionando oportunidades valiosas para atletas em busca de excelência.

*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

Como jornalista e atleta de tiro com arco, me vejo fascinada por contar histórias de como sonhos olímpicos se realizam. Vamos Brasil!

Mais em Paralimpíada Todo Dia