Siga o OTD

Atletismo

Viviane Lyra alcança índice olímpico, e Piu é o melhor da manhã

Com 8º lugar na marcha atlética 20km, brasileira faz índice para Paris-2024. Alison dos Santos é o melhor das eliminatórias e 110m com barreiras avança

Viviane Lyra índice olímpico mundial de atletismo marcha atlética 20km
(Foto: Wagner Carmo / CBAt)

Mais uma vez o dia do Brasil no Mundial de Atletismo começou com notícias excelentes vinda da marcha atlética. Um dia depois de Caio Bonfim levar o bronze na prova masculina, Viviane Lyra terminou em oitavo lugar conquistando de sobra o índice olímpico na marcha atlética 20km. Além dela, Alison dos Santos estreou a defesa de seu título mundial sendo o melhor das eliminatórias. Rafael Pereira e Eduardo de Deus também avançaram para a semifinal dos 110m com barreiras.

+ Guia Olímpico do Atletismo em Paris-2024

Viviane Lyra faz PB e põe um pé em Paris-2024

Viviane Lyra fez uma boa próxima, colada nas líderes que lhe valeu o oitavo lugar. Ao completar a prova em 1:28:36 ela ainda estabeleceu o índice olímpico. Érica Sena terminou em 13º com 1:29:53, enquanto Gabriela de Souza terminou em 27º com 1:33:59. Vale lembrar que Érica já tem também o índice olímpico, mas as vagas ainda não são garantidas, pois dependem do número de atletas que alcançarem.

Alison dos Santos foi o responsável por abrir a disputa dos 400m com barreiras. Correndo tranquilamente, ele venceu sua bateria para 48.12, no que seria o melhor tempo das eliminatórias. Para ter uma ideia de como o ritmo foi forte, o francês Ludvy Vaillant terminou em segundo na bateria com 48.27, tempo melhor do que todos os vencedores das cinco baterias seguintes. A semifinal será na segunda-feira às 14h33, horário de Brasília.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O norueguês Karsten Warholm ficou apenas em segundo na terceira bateria, mas também se classificou tranquilamente, enquanto o catari Bassem Hemeida precisou de muita sorte para passar às semifinais com 49.50 e arrancar um empate na terceira colocação. Os americanos CJ Allen e Rai Benjamin correram nas últimas baterias e também garantiram sua classificação sem sustos.

Na segunda bateria dos 110m com barreira, Rafael Pereira ficou em terceiro lugar com 13.52, se classificando diretamente. Mesmo resultado de Eduardo de Deus na quarta bateria, que correu para 13.37. O único brasileiro fora da semifinal foi Gabriel Constantino, que terminou em sexto na sua bateria, marcando 13.58. Ele ficou de fora da semifinal por apenas dois centésimos, terminando em 25º geral.

Outros brasileiros caem nas eliminatórias

Fernando Ferreira fez uma boa prova no salto em altura, mas ficou no quase. Depois de passar apenas na terceira tentativa para 2.18m e 2.22m, ele passou de primeira o sarrafo em 2.25m. Mas o brasileiro que tem 2.30m como melhor marca da carreira, não conseguiu ultrapassar o 2.28m e terminou em 15º lugar. Os doze classificados saltaram para 2.28m

No lançamento de disco, as brasileiras não fizeram uma boa prova e ficaram fora da final. Andressa de Morais lançou para 59.15 e terminou em 17º enquanto Izabela da Silva foi a 22ª melhor com 58.45. O corte para a final foi de 61.31, mas ambas as brasileiras já alcançaram marcas acima.

Nos 400m rasos, as brasileiras Tiffani Marinho ficou em sétimo na sexta bateria com 53.12, enquanto Tabata Vitorino correu para 54.15 e ficou em último na quinta bateria, sendo que ambas já correram para abaixo de 52 segundos na carreira. Elas terminaram em 44º e 47º respectivamentne.

Já na prova masculina, Lucas Carvalho correu para 45.34, empatado em quarto na sexta bateria com o alemão Manuel Sanders. Os três primeiros se classificavam diretamente, enquanto outros seis melhores tempos se juntavam para a semifinal. Lucas e Manuel ficaram empatados com o sétimo melhor tempo fora dos classificados diretamente por um décimo e portanto em 25º lugar, ambos como primeiro reserva.

Para completar a participação dos brasileiros, um resultado abaixo do esperado para as brasileiras nos 100m. Vitoria Rosa ficou apenas em sexto lugar na sua bateria com 11.57. Nesta temporada ela já correu para 11.17, no Sul-Americano em São Paulo. Chamou a atenção na entrevista para a SporTV ela não saber se vai correr os 200m, evento previsto para quarta-feira.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Atletismo