Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Gêmeas fazem dobradinha no Mundial de Natação Paralímpica

As irmãs gêmeas Beatriz e Débora levam ouro e prata nos 100m peito. Brasil ainda teve mais 3 campeões em Manchester

Beatriz e Débora Carneiro com medalhas no Mundial de Natação Paralímpica
Débora e Beatriz Carneiro (Douglas Magno/CPB)

Mais um dia repleto de medalhas para o Brasil no Campeonato Mundial de Natação Paralímpica, em Manchester, na Inglaterra. O destaque desta quarta-feira (2) ficou com as gêmeas Débora e Beatriz Carneiro, que conquistaram ouro e prata nos 100m peito da classe SB14. Depois do recorde mundial, Carol Santiago comemorou seu aniversário faturando o título dos 50m livre. Além disso, Gabrielzinho e Samuel Oliveira também brilharam no topo do pódio.

+Quadro de medalhas do Mundial de Natação Paralímpica 2023

“Eu nunca tinha batido esse tempo, estou muito feliz! Tenho certeza que a minha família está chorando lá em Maringá. Foi o meu primeiro ouro em um Mundial!”, disse Débora Carneiro em entrevista ao SporTV. Ela completou a prova em 1m15s10, novo recorde das Américas. Logo depois, chegou sua irmã, Beatriz, marcando 1m15s72 .A australiana Paige LeonHardt fechou o pódio com 1m16s50. 

Carol Santiago leva 3º ouro

Carol Santiago segue caminhando para fazer história neste Campeonato Mundial de Natação Paralímpica. Na sessão da manhã, a pernambucana bateu o recorde mundial na semifinal dos 50m livre da categoria S12.  Na final da prova, confirmou o favoritismo e faturou sua terceira medalha nesta edição. Marcando 26s71, ela chegou bem à frente da ucraniana Anna Stetsenko (28s01) e da italiana Alessia Berra (28s38). Além disso, Lucilene Sousa ficou perto do pódio terminando em quarto lugar com 28s56.  

Carol Santiago e sua terceira medalha de ouro em Manchester
Carol Santiago (Douglas Magno/CPB)

Enquanto isso, na versão masculina dos 50m livre da classe S12, Douglas Matera não conseguiu faturar uma medalha. Com 25s28, o brasileiro acabou com a quinta colocação na final. O título da prova ucraniano Maksym Verasksa com 24s17. A prata terminou com seu compatriota Illia Yaremenko nadando para 24s38. Raman Salei, do Azerbaijão, levou o bronze marcando 24s40.

Ouros de Gabrielzinho e Samuca

A irreverência de Gabriel Araújo e Samuel Oliveira dominaram o lugar mais alto dos pódios em Manchester. Gabrielzinho faturou seu primeiro ouro neste mundial. Na final dos 100m costas da classe S2. O brasileiro completou a distância em 1m55s34 e estabeleceu um novo recorde do campeonato. O chileno Alberto Diaz levou a prata chegando bem atrás com 2m06s42, enquanto o polonês Jacek Czech ficou com o bronze marcando com 2m07s04.

Enquanto isso, o caçula da delegação brasileira, Samuca faturou o título nos 50m borboleta da classe S5. O brasileiro de apenas 17 anos completou a prova com 31s21 no cronômetro. Dessa forma, deixou os chineses Guo Jincheng e Yuan Weiyi, que terminaram com a prata e o bronze respectivamente.

Primeira medalha de Patrícia Santos

Pela classe SM4, Patrícia Santos conquistou sua primeira medalha no Mundial. Nadando a final dos 150m medley, a brasileira completou a distância em 3m06s30 e chegou em terceiro lugar. Algumas polêmicas com os juízes a fizeram ficar com a prata. Contudo, após recursos das adversárias, ela retornou ao bronze. À frente dela, ficaram apenas a alemã Gina Boettcher (3m01s70) e a sul-africana Kat Swanepoel (2m51s41).

Por fim, outros brasileiros também disputaram finais neste terceiro dia em Manchester, enquanto Esthefany Rodrigues terminou na quinta posição dos 50m borboleta da classe S5. Gabriel Cristiano Souza (masculino) e Cecilia Araújo (Feminino) terminaram com os quartos lugares dos 100m borboleta da classe S8. Mesma colocação do revezamento 4×50 medley misto.

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Paralimpíada Todo Dia