Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Vitor Tavares vai às quartas do Internacional do Brasil

Agora, o competidor paranaense irá enfrentar o francês Fabien Morat

Vitor Tavares avança para as semis do 4 Nations Internacional de parabadminton (Foto: Ale Cabral/CPB)
(Ale Cabral/CPB)

O paranaense Vitor Tavares, da classe SH6 (baixa estatura) e único atleta brasileiro do badminton a representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, conquistou uma vaga para as quartas de final do V Internacional de badminton paralímpico do Brasil, disputado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, até o próximo domingo (16).
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Assim, na tarde desta quinta-feira (13), o atleta, que está na terceira colocação do ranking mundial em sua classe, venceu o peruano Hector Tunque, 10º colocado, por 2 a 0 (21/11 e 21/13). Além disso, outras quatro atletas brasileiras estão nas quartas de final da competição: Adriane Ávila (classe SL3), Abinaecia Silva (SL3), Daniele Souza (WH1) e Maria Gilda (WH2).
+ Vakifbank vira sobre o Fenerbahce e vai à final da Champions
+ Zanetti tira maior nota do dia na abertura do Troféu Brasil
+ Orlando e Zormann derrubam favoritos e vão à semi em Madrid
+ Brasil conhece adversários do Mundial Sub-20 de polo aquático
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Por outro lado, nas duplas mistas WH1/2, o Brasil será representado pela dupla Osvaldo Junior e Milani Gomes nas semifinais. Os adversários dos brasileiros nas próximas fases podem ser vistos ao final do texto, mas os horários dos confrontos ainda não foram definidos.

Fala de Vitor

Vitor é um dos 57 atletas de baixa estatura no evento e não perdeu nenhum set até agora. “Foi um jogo bom, com adversário conhecido no cenário sul-americano e que, com certeza, estará nos Jogos Parapan-Americanos [de Santiago 2023]. É bom para termos uma perspectiva sobre como estamos em relação aos nossos adversários”, avaliou o paranaense, que completou: “Meu objetivo é trazer o ouro nas disputas individuais e de duplas. Quanto menos cansar, melhor, pois teremos jogos mais complicados e técnicos daqui para a frente. Serão partidas que exigirão mais do físico e do mental”. 

A partir das 18h20, Vitor entra em quadra novamente na chave de duplas, ao lado do norte-americano Miles Krajewski, para enfrentar os canadenses Justin Kendrick e Wyatt Lightfoot. Na estreia, Vitor e Miles venceram os brasileiros Vinícius de Oliveira, aluno da Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e Rennê de Souza, com as parciais de 21/5 e 21/4.

Sobre o torneio

Ao todo, o V Internacional de badminton paralímpico do Brasil recebeu 268 inscrições de atletas oriundos de 36 países. Dentre eles, 18 lideram o ranking mundial em suas respectivas classes, seja em simples ou duplas.

Assim, a competição continua nesta sexta-feira (14.) O evento na capital paulista é a terceira etapa do Internacional de badminton paralímpico neste ano e vale pontos para o ranking da modalidade. Além disso, tal ranking define os atletas aptos para as disputas dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, em novembro, e Paralímpicos de Paris 2024.

Primeiramente, as duas etapas anteriores do Internacional 2023 foram em Vitória e Toledo, ambas cidades espanholas, em fevereiro e março, respectivamente. Nas duas competições, Vitor Tavares saiu como campeão. Em Vitória, ele foi ouro nas duplas ao lado do norte-americano Miles Krajewski. Por fim, em Toledo, ele subiu ao lugar mais alto do pódio na chave de simples. Confira os confrontos dos brasileiros nas quartas de final e semifinal:

Quartas de final

Vitor Tavares x Fabien Morat (FRA) – Classe SH6
Adriane Ávila x Mandeep Kaur (IND) – Classe SL3
Abinaecia Silva x Parul Parmar (IND) – Classe SL3
Daniele Souza x Guang-Chiou Hu (TPE) – Classe WH1 
Maria Gilda x Silvia Arizapana (PER) – Classe WH2

Semifinal

Osvaldo Junior e Milani Gomes x Yuri Ferrigno (ITA) e Pilar Jauregui (PER) – Classe WH1/2 (mistas)

(Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro)

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia